O céu do Alqueva, captado pelo astrofotógrafo Miguel Claro.

O Dark Sky Alqueva e a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o apoio do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), da ESTSP/IPP, da Biosky e dos membros da Rota Dark Sky Alqueva, irão levar a cabo nos próximos dias 12 e 13 de Julho, a II Dark Sky Party Alqueva.

Tendo como palco o Centro Náutico de Monsaraz, esta edição contará com inúmeras novidades e atrações, sendo possível participar em diversas actividades, diurnas e nocturnas, sempre com entrada livre.

O evento arranca na noite do dia 12 (21h00) com uma palestra de Michela Zucca sobre “Os Monumentos Megalíticos e o Céu”. Segue-se uma sessão de Observação astronómica ( 22h30) orientada por “Guias do Céu” do Dark Sky Alqueva e do CAUP.

Já no sábado, dia 13 de julho, o programa de atividades prolonga-se da tarde até à noite, e inclui Canoagem e passeios de barco “Comemorações do centenário do Veleiro Sem-fim” (15h – 20h), sessões de Observação do Sol (15h – 19h) e de Planetário Portátil (16h – 20h) promovidas pelo CAUP, workshops, uma palestra de Ismael Tereno (CAAUL) sobre  “A missão Euclid: Para lá do céu escuro, o Universo escuro” (19h – 19h45), encerrando com mais uma sessão de Observação astronómica ( 22h00).