Novos equipamentos garantem mais funcionalidades de I&D no CEMUP

O dia 12 de junho vai marcar uma nova fase de desenvolvimento do Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP). Nesta data serão inauguradas as duas mais recentes unidades do CEMUP, que irão expandir largamente a capacidade de investigação da U.Porto na área dos materiais.

Num projeto financiado pelo programa QREN-Norte (ON.2), o CEMUP reformulou as suas instalações e adquiriu novos equipamentos para criar de duas novas unidades de investigação de topo: o Laboratório de Análise Estrutural e a Unidade de Micro e Nanofabricação.

O novo Laboratório de Análise Estrutural terá como atividade a caracterização estrutural avançada de materiais utilizando técnicas de ressonância magnética e de espectrometria de massa. Resulta da expansão do Laboratório de Ressonância Magnética Nuclear, já instalado no CEMUP, e a instalação do Laboratório de Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Eletrónica e do Laboratório de Espectroscopia de Massa.

Já a Unidade de Micro e Nanofabricação, constituída no quadro da execução do projeto “Reforço e Requalificação da Infra-Estrutura de Micro/Nanofabricação da Universidade do Porto”, dedicar-se-á à produção de materiais e dispositivos por tecnologias de micro e nanofabricação, integrando uma Sala Limpa (ISO6/ISO7) equipada para uma grande diversidade de Processos de Micro e Nanofabricação e de metrologia complementar.

Estas unidades juntam-se à já existente Unidade de Imagem, Microestrutura e Microanálise, cujo âmbito de atividade é a caracterização avançada de materiais utilizando técnicas de microscopia, espectroscopia e difração. Também no âmbito do projeto “Reforço e Requalificação da Infra-Estrutura de Micro/Nanofabricação da Universidade do Porto”, foi instalado um novo equipamento de Análise de Superfícies por Espectroscopia de Eletrões (XPS).

As novas unidades do CEMUP serão inauguradas às 11h30 do dia 12 de junho, pelo Reitor da Universidade do Porto, integrado num evento que decorrerá durante todo o dia no Auditório Prof. Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências. No programa do dia estão incluídas, entre outras, apresentações públicas de todas as unidades do CEMUP e a sessão “Nanoconhecimento para grandes soluções: os desafios para a inovação“ dinamizada pelo Projeto NanoValor.

Sobre o CEMUP

O Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP) tem por objetivos o apoio à investigação e desenvolvimento e à formação científica e técnica na área dos materiais, de qualquer natureza, servindo os diferentes departamentos e centros de investigação da Universidade do Porto, e de outras universidades, instituições públicas e privadas, e empresas.