Einstein_300x200

Albert Einstein, fotografado em 1921, seis anos após a publicação da Teoria da Relatividade Geral.

Há precisamente um século atrás, em 1915, Albert Einstein publicou a sua Teoria da Relatividade Geral, que se viria a constituir como um dos pilares da Física Moderna.

Para assinalar a data, o Centro de Matemática da Universidade do Porto (CMUP) e o Centro de Física do Porto (CFP) vão organizar dois dias de palestras sobre a Relatividade Geral, que terão lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), a 19 e 20 de novembro.

O primeiro dia, dedicado ao público geral, em especial a alunos e professores do Ensino Secundário, terá como oradores três investigadores e docentes da FCUP. Orfeu Bertolami explicará “O papel da luz na Relatividade Restrita e na Relatividade Geral”, José Carlos Santos irá desvendar o papel de “Marcel Grossmann: O parceiro silencioso de Einstein na formulação da Teoria da Relatividade Geral” e João Penedones debruçar-se-á sobre “O que é o espaço?”.

A abertura do dia e das comemorações dos 100 anos da Relatividade Geral, a decorrer às 14h30, estará a cargo do Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, que aproveitará a ocasião para entregar os prémios aos jovens vencedores das Olimpíadas da Matemática e de Física.

O segundo dia das comemorações será especialmente dedicado a investigadores, docentes e estudantes universitários e contará com a participação de físicos e matemáticos de todo o país.

A sessão terá início às 9h30, com uma homenagem a Pedro Gil Vieira, diplomado em Física pela FCUP e atual detentor da cátedra Clay Riddell Paul Dirac em Física Teórica do Perimeter Institute (Canadá), que foi este ano distinguido com a Medalha Gribov 2015, prémio atribuído bienalmente pela Sociedade Europeia de Física a jovens cientistas da área de física de partículas teórica e teoria de campo.

Será o próprio Pedro Gil Vieira a iniciar as palestras deste dia com a comunicação “Holography and Integrability. Solving String Theory”. Ao longo de todo o dia, os investigadores Maria Piedade Machado Ramos (Universidade do Minho), Jorge Páramos (U.Porto), Nelson Nunes (Universidade de Lisboa), Robertus Potting (Universidade do Algarve), Francisco Lobo (Universidade de Lisboa) e José Velhinho (Universidade da Beira Interior) passarão pela FCUP para explicar as interpretações da Teoria Relatividade Geral no século XXI.

Todas as sessões têm entrada livre, mas a participação está sujeita a inscrição prévia até 6 de novembro através deste link, estando os lugares disponíveis limitados à lotação das salas.

Mais informações e programa completo no site dedicado ao evento.