CEdUP – Clube de Empreendedorismo tem nova missão e imagem renovada

cedup

O novo logotipo do CEdUP marca o arranque da segunda vida do Clube de Empreendedorismo.

Com uma nova missão, novas formas de colaboração e uma nova imagem. Assim se apresenta o renovado CEdUP – Clube de Empreendedorismo da Universidade do Porto a partir de 2016.

Sendo o mais antigo clube de empreendedorismo universitário de Portugal, o CEdUP está agora a passar, após oito anos de existência, por um momento de refundação de forma a readaptar os seus objetivos e atividades ao estado atual do empreendedorismo na academia e no país.

Isso mesmo admite Bernardo Pequito, o antigo estudante de Economia da FEP que foi eleito presidente do Clube de Empreendedorismo há apenas 10 meses: “O CEdUP tinha uma missão desadequada à atual realidade e por isso decidimos fazer uma consulta às instituições e pessoas da comunidade académica que intervêm na área do empreendedorismo para perceber qual seria a melhor maneira de contribuirmos para a comunidade”.

Após este período de reflexão, o CEdUP chegou à conclusão de que cumpriria o seu propósito de forma mais eficiente se tivesse como missão «promover o empreendedorismo dentro da comunidade U.Porto, como clube agregador de iniciativas e pessoas, criando sinergias e contribuindo para um ecossistema mais eficiente».

Uma reorientação que merece toda a concordância do Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Empreendedorismo, Carlos Brito. “Nestes últimos anos, o mundo mudou, Portugal mudou, a Universidade mudou e a grande necessidade já não é motivar a comunidade para o empreendedorismo. O CEdUP terá hoje uma missão mais relevante se apoiar os esforços da Universidade do Porto na sua estratégia de afirmação como grande referência nacional e internacional na área da inovação”.

Para cumprir esta nova missão, a direção liderada por Bernardo Pequito decidiu repensar as atividades do Clube e reformular as formas de contribuição da comunidade académica. Os estudantes, antigos estudantes, docentes, funcionários não docentes e instituições da Universidade do Porto podem agora participar no CEdUP como Membro, Embaixador ou Parceiro Associado.

Pode ser Membro do CEdUP qualquer pessoa da comunidade U.Porto, que se interesse pelo empreendedorismo e que tenham uma postura proactiva e dinâmica em relação ao Clube. Os Embaixadores serão responsáveis por fazer a ligação entre a sua faculdade e o CEdUP, assumindo responsabilidades de representação e divulgação do Clube. Já o estatuto de Parceiro Associado está reservado para as entidades que desejem apoiar as iniciativas do Clube e agir como facilitador das suas atividades.

Bernardo Pequito espera que estas novas formas diferenciadas de colaboração com o CEdUP permitam “revitalizar a relação da comunidade académica com o CEdUP”, relembrando que todos os interessados podem consultar as condições de adesão em www.cedup.up.pt.

E para assinalar de forma mais visível esta sua segunda vida, o Clube de Empreendedorismo tem agora uma nova imagem gráfica, alicerçada num novo logotipo que pretende marcar o nascimento desta segunda vida do CEdUP. Uma imagem que foi apresentada publicamente no debate organizado pelo CEdUP na FEP por ocasião do encerramento da Semana Global de Empreendedorismo.