As três equipas vencedoras no pódio do Campeonato de Futsal de Funcionário da U.Porto. (Foto: CDUP-UP)

O CDUP/SAS levantou a edição deste ano da já «mítica» taça do Campeonato de Futsal de Funcionários da U.Porto, após vencer a equipa CIVIL-FEUP na grande final disputada a 3 de julho, no Estádio Universitário do Porto.

Foi um jogo repleto de emoções em que nem sempre o CDUP/SAS esteve na frente. Ao intervalo, o marcador era favorável à equipa CIVIL-FEUP (2-1), que dominava a partida e contava com um forte apoiante na bancada: Falcão e Cunha, diretor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

No reatamento, o CDUP/SAS entrou “a todo o gás” e com muita vontade de ganhar, apontando logo nos primeiros 10 minutos 4 golos de rajada que colocaram a equipa CIVIL-FEUP sob pressão. A CIVIL-FEUP ainda respondeu, mas o melhor que conseguiu foi reduzir o marcador para 6-4, numa altura em que já jogava com guarda-redes avançado. Até final, mais duas bolas ao poste para a CIVIL-FEUP, que não chegariam contudo para pôr em causa dos novos campeões do CDUP/SAS.

André Furtado, capitão da equipa CIVIL-FEUP, faz um balanço “extremamente positivo” desta prova que “ajudou a unir o espírito da Universidade do Porto, conhecer novas pessoas e novos colegas, servindo também para valorizarmos a componente desportiva que às vezes é um pouco esquecida da nossa parte”. Para o futuro, André deixa odesejo de que esta prova “se repita todos os anos”.

Uma taça com mais de 30 anos agora com uma nova história. (Foto: CDUP-UP)

Já o capitão da equipa vencedora, Rui Queirós, reconhece que “foi um jogo bastante difícil, estando todos os participantes de parabéns pela dedicação que deram em todo o campeonato”. No que respeita ao campeonato, o funcionário do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) classifica-o como ” muito competitivo” e deixa uma mensagem a todos os funcionários da Universidade: “formem um equipa, cada unidade orgânica, para tornarmos este campeonato cada vez mais competitivo e mais forte e com maior visibilidade”.

Joana Carvalho, pró-reitora do Desporto e Qualidade de Vida, e Fernando Remião, anterior pró-reitor do Desporto e Inovação Pedagógica, juntaram-se a Falcão e Cunha na entrega da Taça ao CDUP/SAS e das medalhas de 2.º lugar à CIVIL-FEUP e 3.º lugar à FEUPSAL, que falhou assim a revalidação do título conquistado no ano passado.

O jogo da final do Campeonato de Futsal de Funcionários da U.Porto 2018 pode ser visto, na íntegra, aqui.