“Astrónomos” do Astrocamp 2013 vão a Paredes de Coura explorar os segredos do universo.

De 4 a 18 de agosto de 2013, vários alunos do ensino secundário vão ter a oportunidade de passar parte das suas férias de verão a conhecer os segredos do universo, de forma totalmente gratuita. Passa por aí a proposta da segunda edição do AstroCamp, o único campo de férias astronómico em Portugal, organizado pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).

Este curso de verão de duas semanas, que decorrerá na paisagem protegida do Corno de Bico (Paredes de Coura), vai oferecer aos participantes formação na área da Astronomia. Tudo isto num local de repouso e lazer, longe dos habituais ambientes escolar e urbano, e beneficiando do apoio de monitores especializados.

“Os cursos oferecidos serão deliberadamente mais quantitativos, enfatizando a importância da física e da matemática na astronomia moderna”, apresenta Carlos Martins, o investigador do CAUP e  coordenador do evento.

Potenciar o sucesso da primeira edição do Astrocamp é, de resto, um dos objetivos da organização. “A edição de 2013 deverá ter uma estrutura muito semelhante. Inclusivamente uma das alunas de 2012, que já está na universidade, pode voltar como monitora”, acrescenta o investigador.

Cada candidato ao AstroCamp terá primeiro de passar por um processo de seleção, que terá em conta o mérito académico, a carta de motivação e ainda as recomendações dos professores. Os pré-selecionados com base nestes critérios terão ainda uma entrevista final, em inglês.

“Em 2012 houve candidatos muito bons que infelizmente não tiveram lugar no campo, e este ano provavelmente haverá ainda mais. Isto torna o processo de seleção mais difícil para nós, mas é o tipo de dificuldade que gostamos de ter”, afirma Carlos Martins.

Aos alunos selecionados juntar-se-ão ainda de um a três dos melhores classificados nas Olimpíadas da Astronomia e entre um e três alunos das escolas do concelho de Paredes de Coura, somando no máximo 20 participantes.

As candidaturas ao AstroCamp decorrem até 30 de abril de 2013. Para mais informações, visitar o site do evento em: http://www.astro.up.pt/astrocamp.