CAUP leva astronomia à paisagem protegida do Corno de Bico

A sexta edição do AstroCamp realiza-se em agosto, na Paisagem Protegida de Corno de Bico, em Paredes de Coura. (Foto: DR)

Estão abertas até 30 de abril as candidaturas para a sexta edição do AstroCamp, o único campo de férias astronómico em Portugal. Organizada pelo Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), este iniciativa, onde alunos do ensino secundário têm a oportunidade de aprender com investigadores nacionais e estrangeiros, realiza-se na Paisagem Protegida de Corno de Bico (Paredes de Coura), de 6 a 20 de agosto deste ano.

O AstroCamp é organizado pela unidade de formação do CAUP, sob a coordenação científica de Carlos Martins, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) Carlos Martins. O objetivo passa por proporcionar aos estudantes selecionados uma combinação de formação inspiradora de alta qualidade, com repouso e lazer num ambiente tranquilo.

Este ano o AstroCamp conta com uma novidade especial. A maior organização europeia em astronomia, o Observatório Europeu do Sul (ESO), apoiará algumas das atividades do campo e ainda oferece uma bolsa a um estudante proveniente de qualquer estado-membro, para participar sem custos neste campo de férias astronómico.

“Com a colaboração do ESO na divulgação do campo esperamos um aumento substancial do número de candidatos estrangeiros, que na edição de 2016 já foram 25% do total de candidatos. Potencialmente isto tornará o campo mais internacional, e a experiencia ainda mais valiosa para todos os participantes”, explica Carlos Martins.

Como sempre, o AstroCamp conta com o apoio do Centro de Educação e Interpretação Ambiental (CEIA), o que permite a sua realização na Paisagem Protegida de Corno de Bico, um local com condições excecionais de repouso e isolamento do stress dos centros urbanos.

A edição de 2017 conta ainda com apoios e financiamento da Agência Ciência Viva, Fundação Millennium bcp, Universidade do Porto e Editora Gradiva. Estes apoios permitem que a participação dos alunos Portugueses selecionados não tenha qualquer custo.

O AstroCamp teve a sua primeira edição em 2012, e a partir da edição 2016 passou a aceitar candidatos de todos os países da União Europeia.

Mais informações e candidaturas aqui.