A Cátedra em Biodiversidade envolve atividades de monitorização de cegonhas, ao longo das redes de energia. O trabalho é desenvolvido por uma equipa do CIBIO-InBIO (Foto: Ricardo Martins)

A Cátedra em Biodiversidade da Universidade do Porto, coordenada pelo CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos – Rede de Investigação em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (localizado no campus agrário da U.Porto em Vairão) e cofinanciada pela Redes de Energéticas Nacionais (REN), foi recentemente distinguida com o prémio internacional RGI Good Practices of the Year 2019, como uma das três melhores iniciativas de proteção ambiental. O projeto resulta da colaboração entre a Universidade do Porto, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e a  REN e tem como objetivo promover atividades de ensino, investigação e disseminação científica que ajudem a minimizar os impactos negativos das infraestruturas elétricas na biodiversidade.

“É certamente muito positivo e gratificante para o CIBIO-InBIO e para a REN receberem tal reconhecimento. Sobretudo, reforça o importante papel da Cátedra em trazer a Biodiversidade à discussão sobre o sector da energia, sustentabilidade e a sociedade”, afirma Francisco Moreira, investigador do CIBIO-InBIO e detentor da Cátedra.

A cátedra gerida pela U.Porto visa minimizar os impactos negativos das infraestruturas elétricas na biodiversidade. (Foto: Ricardo Martins)

A Cátedra REN em Biodiversidade promove a investigação científica orientada para a tomada de decisões que promovam melhores resultados na gestão dos impactos sobre a biodiversidade. Entre os tópicos da investigação científica conduzida pela equipa da Cátedra, estão a avaliação das populações de aves e da mortalidade associada à rede de distribuição de energia e também o estudo sobre a reprodução de cegonhas que constroem seus ninhos nos postes das linhas elétricas.

Rodrigo Costa, Presidente da REN, refere que “é com grande satisfação que vemos reconhecido o trabalho realizado no âmbito da Cátedra REN em Biodiversidade, um reconhecimento particularmente relevante, dado que destaca iniciativas de proteção ambiental promovidas no âmbito do desenvolvimento de redes de energia. Esta é mais uma demonstração do valor gerado pela nossa relação próxima com a academia e do investimento que fazemos em investigação e na geração de conhecimento”.

A Renewables Grid Initiative (RGI) resulta de uma colaboração internacional que reúne organizações não governamentais de ambiente e empresas que gerem infraestruturas de energia europeias. Anualmente, promove um prémio que visa dar destaque e incentivar o desenvolvimento de projetos e inciativas que envolvam o desenvolvimento das redes de distribuição de energia. Estes prémios destinam-se a iniciativas de boas práticas nas áreas da Comunicação, Inovação Tecnológica e Proteção Ambiental.