castel_300x200

A maioria dos trabalhadores da Castelbel com habilitações superiores são alumni da U.Porto.

Fundada há 16 anos por um professor da U.Porto, a empresa de sabonetes de luxo Castelbel é agora a única representante de Portugal nos European Business Awards (EBA), prémio que distingue anualmente as empresas mais inovadoras e bem-sucedidas da Europa. Após vencer a votação a nível nacional, entre um total de 25 empresas portuguesas, a Castelbel compete agora com 31 empresas a nível Europeu.

Aquiles de Barros, antigo Professor Associado da Faculdade de Ciências (FCUP), é o fundador e administrador desta empresa sediada no Castêlo da Maia que, desde 2000, aumentou o seu quadro de pessoal de 9 para 159 trabalhadores, muitos dos quais antigos estudantes da Universidade do Porto, formados em áreas como a Química, o Design ou a Comunicação.

O elevado crescimento que a empresa registou nos últimos anos em em muito contribuiu para a sua nomeação a esta edição dos European Business Awards. Só no ano passado a Castelbel aumentou a sua faturação em cerca de 50%, um acréscimo que se deveu, em grande parte, ao forte investimento na exportação. Atualmente, entre sabonetes, velas, difusores e outros produtos, a Castelbel exporta mais de 80% da sua produção e está presente em mais de 50 países, incluindo alguns dos mercados mais exigentes do mundo, como Estados Unidos, Japão, Austrália e Alemanha.

Os European Business Awards premeiam as empresas que mais se distinguem pelos indicadores económicos e sociais a nível Europeu. A fase europeia da votação pública encerra a 26 de abril e os vencedores serão anunciados no dia 17 de junho, numa gala de atribuição de prémios a realizar em Milão.

A eleição dos vencedores é feita por voto do público. Quem quiser votar na Castelbel, a empresa que representa Portugal a nível Europeu, poderá fazê-lo nesta página.