Estudantes de mobilidade da U.Porto vão poder conhecer a casa onde Abel Salazar habitou durante mais de 30 anos.

O ponto de partida passa por dar a conhecer uma das figuras marcantes do panorama artístico, cientifico” da Universidade e do país àqueles que chegaram há pouco tempo a Portugal. Na próxima quarta-feira, 17 de abril, a partir das 14h30, esse desafio vai ganhar forma na visita guiada que a Casa Museu Abel Salazar abre a todos os estudantes de mobilidade internacional da Universidade do Porto, numa iniciativa organizada por três estudantes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) .

Promovida no âmbito do estágio curricular que Andrea Grand, Paula Perez (ambas estudantes Erasmus) e Sara Silva estão a realizar na Casa Museu Abel Salazar, esta iniciativa tem como propósito envolver os participantes num “momento de descoberta” que permita aproximá-los do património cultural da Universidade.

“O que propomos é uma outra forma de conhecer a cidade, percorrendo-a através da arte, integrada em espaços onde palpitam histórias e memórias de uma vida repleta de mistérios, inovação e irreverência”, explicam as estudantes.

Para levar o desafio avante, a escolha recaiu assim numa figura marcante do panorama artístico, cientifico, social e politico não só da U.Porto, como do país. “Aquilo que propomos é descoberta da arte, da ciência, da pedagogia, da dignidade e da irreverência de Abel de Lima Salazar”, concretiza o grupo composto por Andrea Grand, Paula Perez e Sara Silva.

As visitas são abertas a todos os estudantes estrangeiros da U.Porto e serão realizadas em três línguas (Português, Inglês e Espanhol). Os interessados podem inscrever-se,  gratuitamente,  através do e-mail [email protected] (com indicação do nome e da nacionalidade). O ponto de encontro será a Praça dos Leões (junto ao edifício da Reitoria), pelas 13h30, seguindo-se o trajeto de autocarro (a bilhete é pago pelos participantes) até à Casa Museu.

Mais informações junto da Casa Museu Abel Salazar (Rua Dr. Abel Salazar, s/n, 4465-012 S. Mamede de Infesta), através do telefone 22 903 98 27 ou do e-mail [email protected]