Após mais de 40 anos ao serviço do ensino e da investigação na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), Carlos Pimenta, Professor Catedrático da instituição, fundador e antigo Presidente do Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF), dará a sua última aula esta quarta-feira, 5 de setembro, às 16h30, no Auditório 631 do Edifício das Pós-Graduações da FEP.

“A fraude económico-financeira e o ensino” foi o tema escolhido para a última intervenção deste Professor que marcou várias gerações de estudantes e investigadores, num percurso ligado à Economia Portuguesa, Economia Africana, Economia Não-Registada, Fraude entre outros.

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras (atual ISEG), Carlos Pimenta trocou a capital, onde nasceu, pelo Porto, no ano quente de 1974. Não mais voltaria. Professor na FEP desde 1975 (catedrático desde 1997), é autor de uma vasta obra científica nas áreas de Economia Portuguesa e Economia Africana (é membro fundador do Centro de Estudos Africanos da U.Porto). Foi ainda Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Informatização Administrativa e para a Cooperação com África, entre 1988 e 1998.

Em junho de 2012, foi o primeiro português a ser distinguido com o prestigiado prémio Outstanding Achievement in Outreach / Community Service, atribuído pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE), a maior organização mundial de combate à fraude.

A última lição de Carlos Pimenta será antecedida por intervenções do Diretor da FEP, José Varejão, da Presidente do Agrupamento de Economia da FEP, Aurora Teixeira, e do Professor da FEP e atual Presidente do OBEGEF, Óscar Afonso.

Mais informações aqui.