Capicua

Capicua é uma das vozes mais reconhecidas do Hip Hop nacional. (Fotos: Nos Discos)

Os estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) vão ter esta sexta-feira, 26 de fevereiro, uma “aula” especial e aberta a toda a comunidade. Na pele de professor estará a Capicua. Ou melhor, Ana Matos Fernandes, uma das vozes mais reconhecidas do Hip Hop nacional e um dos maiores talentos da nova música portuguesa.

Nascida no Porto, Ana Matos Fernandes cresceu a gostar de rimas e de palavras ditas ao contrário. A descoberta do Hip Hop surge aos 15 anos, primeiro através dos desenhos na parede, depois pelas rimas em cassete, até chegar aos microfones. Licenciada em Sociologia, fez o doutoramento em Barcelona. Mas foi na música que se deu a conhecer como Capicua. Mc militante desde 2004, aventurou-se a solo em 2008, com a aclamada mixtape Capicua goes Preemo. Seguem-se inúmeras colaborações com alguns dos mais conceituados Dj’s e Produtores de Hip Hop nacionais, num percurso que culminaria com a edição, em 2012, do primeiro álbum em nome próprio, a que se seguiriam Sereia Louca,( 2014) e Medusa (2015).

Conhecida pela sua escrita emotiva e politicamente engajada, Capicua conta ainda com uma longe lista de colaborações, conferências, projetos sociais e workshops, sempre em torno da palavra e da música.

É este percurso que servirá de ponto de partida para a Conversa com a artista portuense que vai ter lugar a partir das 16h00, no Auditório do Pavilhão Sul da FBAUP. A organização é do Departamento de Design da FBAUP.

A entrada é livre.

Mais informações aqui