Menus de poupança incluem conselhos sobre como nunca gastar mais do que se ganha e manter um fundo de liquidez permanente para as despesas inesperadas.

Os almoços servidos esta quinta-feira, 31 de outubro, Dia Mundial da Poupança, nas 11 cantinas geridas pelos Serviços Académicos e Sociais da Universidade do Porto (SASUP) vão ter direito a um “acompanhamento” especial. Para além da comida, cada utente terá direito a um menú “Literacia Financeira À La Carte” recheado de dicas especialmente pensadas para ensinar hábitos financeiros saudáveis aos cerca de quatro mil estudantes que ali comem diariamente.

Através desta ação promovida pela Faculdade de Economia da Universidade no Porto (FEP) no âmbito do programa €ducar na U.Porto (Programa de Promoção da Literacia Financeira), os estudantes vão ser confrontados com “menus de poupança” que lhes chegarão através do individual que acompanha cada tabuleiro. Numa refeição com direito a entradas e sobremesa  (ver abaixo) não faltam curiosidades, conceitos, dicas de gestão orçamental e pequenos quizz’s sobre situações práticas do quotidiano em que se pode poupar.

A ideia nasceu na mente de Ana Sofia Pinto, Márcia Azevedo e Marcos Azeredo, todos eles estudantes do Master in Finance da FEP e membros da equipa que que ganhou a primeira edição do “Concurso de Ideias para Promoção da Literacia Financeira” do €ducar na U.Porto. Para leva-la à prática, os estudantes contam também com a parceria do FEP – Finance Club e do Banco Cetelem.

Lançado em outubro de 2012, o €ducar na U.Porto tem permitido desenvolver um conjunto de iniciativas direcionadas para a promoção da literacia financeira na comunidade académica e no meio envolvente. As iniciativas englobam a organização de conferências sobre o papel das escolas, das empresas e dos media na promoção da educação financeira na sociedade, o desenvolvimento de programas de formação, investigação e voluntariado com o envolvimento de outras instituições do tecido económico e social.