UPTEC_Canal180

O evento pretende potenciar a difusão de conteúdos artísticos inéditos à escala global DR: Miguel Barbosa

O 180 Creative Camp é um ponto de encontro e um campo intensivo de criação para novos talentos e criadores de referência de diferentes nacionalidades e áreas de expressão artística. O conceito foi criado pelo Canal180, empresa incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), e depois de três primeiras edições em solo português  (Vila Nova de Cerveira em 2012, Abrantes em 2013 e 2014), vai ser apresentado pela primeira vez a nível internacional durante a 4ª edição do evento internacional de criatividade, que decorre até este domingo, 14 de setembro, em Salento, no sul de Itália.

 canal de TV português dedicado à arte e cultura – apresenta,

Inserida no âmbito da candidatura da cidade italiana de Lecce a Capital Europeia da Cultura 2019 e da iniciativa de inovação social Salento2019, a estreia internacional do 180 Creative Camp assume a forma de uma semana de colaborações artísticas entre participantes de todo o mundo. O evento está integrado na programação cultural dos projetos de grande escala Lecce2019/Salento2019, contribuindo para o mote dos mesmos, “Realizzare Eutopia”, uma chamada de atenção para uma Europa mais unida com foco na criação de networks que possibilitem novas oportunidades para os jovens da região.

“É importante criar uma cultura de relações, não só criar arte, e o impacto é maior quando as pessoas trabalham juntas para criar uma sociedade mais aberta e inclusiva,” comenta Airan Berg, diretor artístico da candidatura Lecce2019, presente na terceira edição do 180 Creative Camp, no passado mês de julho. “Foi bom ver como este evento se pode apoderar de uma cidade e transformá-la, criando um espaço realmente criativo no seu interior,” acrescenta o diretor artístico austríaco sobre a sua experiência em Abrantes.

Através de uma semana de residências artísticas, o 180 Creative Camp Salento 2014 pretende assim proporcionar uma experiência ímpar de criação intensiva em diversas áreas artísticas num ambiente de partilha criativa com forte ligação ao território. À semelhança das edições anteriores, este evento desenvolvido em Portugal junta criadores internacionais e talentos locais, e contará ainda com a participação especial de jovens de comunidades desfavorecidas da região de Salento.

A sessão de abertura do 180 Creative Camp Salento 2014 decorreu no passado domingo, dia 7 de setembro, e contou com a presença de Airan Berg, o ilustrador espanhol Iván Bravo, a bailarina italiana Barbara Toma e cerca de 30 jovens da região.