Membros da IFF (à esq), Bruno Almeida (centro), Daniel Vieira e Miguel Monteiro (à dir).

Membros da IFF (à esq), Bruno Almeida (centro), Daniel Vieira e Miguel Monteiro (à dir).

A Universidade do Porto já começou a preparar a organização do Campeonato Mundial Universitário de Floorball 2016, atribuída à instituição pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) a 9 de novembro de 2013.

No passado fim-de-semana, 7 e 8 de setembro, uma delegação oficial da U.Porto, constituída pelo diretor do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) Bruno Almeida, e os dois coordenadores técnicos, Miguel Monteiro e Daniel Vieira, deslocou-se a Madrid para acompanhar o Campeonato Mundial de Floorball U19.

Durante estes dias a delegação da U.Porto reuniu-se com o presidente e alguns membros da Federação Internacional de Floorball e com o Presidente da Federação Espanhola de Floorball, com o objetivo de preparar a organização do evento que a “cidade invicta” recebe dentro de dois anos.

Além da exposição de algumas questões logísticas e técnicas ao longo das reuniões, um dos principais assuntos centrou-se na possibilidade de criação de um plano de formação desta modalidade em Portugal. “Através da organização do WUC Floorball 2016, a U.Porto pretende ajudar a lançar esta modalidade em Portugal e vai em conjunto com a FADU fazer todos os esforços para que se comecem a organizar provas universitárias e escolares desta modalidade”, explica Bruno Almeida.

Recorde-se que Portugal recebe no mesmo ano, 2016, o Campeonato do Mundo Universitário de Karaté em Braga, numa organização da Universidade do Minho.