As  equipas participantes terão a oportunidade de debater quatro vezes entre si antes da Grande Final, a 23 de maio.

Já se encontram abertas as inscrições para o III Campeonato de Debates da U.Porto, organizado pela Sociedade de Debates da Universidade do Porto (SdDUP).

Depois das edições de 2011 e 2012, que juntaram mais de 100 estudantes, alguns dos quais vieram a tornar-se Campeões Mundiais de Debates, o mais antigo campeonato de debates em Portugal regressa para mais uma edição. Pelo terceiro ano consecutivo, 16 equipas de dois estudantes oradores vão “viajar” pelos vários espaços do campus da U.Porto para mostrar o que valem na arte de argumentar.

Ao contrário das edições anteriores, em que os debates decorriam segundo um modelo de torneio de eliminação directa, a edição 2012/2013 do campeonatos terá uma fase de grupos – a decorrer nos dias 23 de abril e 2 de maio – onde as equipas terão a oportunidade de debater quatro vezes entre si. Esta fase de grupos inicial decidirá quais as equipas a passarem para as meias-finais, a disputar a 16 de maio.

A Grande Final do Campeonato tem lugar a 23 de maio, antes da Gala de Final de Ano, que nos anos anteriores decorreu no Palacete Viscondes de Balsemão e Palacete Pinto Leite.

As inscrições, limitadas a 16 vagas para as equipas participantes e mais oito para adjudicadores, são gratuitas para todos os estudantes da U.Porto. O prazo de submissão termina às 23h59 de sábado, dia 20 de abril, ou até ao momento em que as vagas sejam totalmente preenchidas.

“À semelhança do que aconteceu nas duas edições anteriores esperamos ter muitas mais inscrições que as 16 vagas iniciais, mas relembramos que todos os debates são abertos ao público, em especial a Grande Final”, convida Hugo Volz Oliveira, cofundador e vice-presidente da SddUP.

Mais informações e inscrições aqui.