(foto: DR)

Dirigida a crianças do ensino primário entre os 6 e 10 anos, a cadeira resultou de uma parceria entre o MDIP da FBAUP/FEUP e a empresa NAUTILUS (foto: DR)

Chama-se DualStepChair, foi desenvolvida no DesignStudio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) por uma equipa de três estudantes do Mestrado em Design Industrial e de Produto (MDIP) da Faculdade de Belas Artes e da FEUP e conquistou o Prémio internacional de criatividade em Ergonomia ‘Estudantes do Ano 2015’ atribuído pela Associação Americana de Engenheiros Industriais.

Ângela Gomes, Maria João Pato e Vitor Carneiro são estudantes do MDIP e integram a equipa vencedora coordenada pela docente da FEUP Bárbara Rangel. O projeto, realizado no âmbito da Unidade Curricular de Projeto Design do MDIP, consistiu no desenvolvimento de uma cadeira escolar ajustável e empilhável de baixo custo dirigida a crianças do ensino primário entre os 6 e 10 anos, para a empresa especializada em mobiliário e tecnologia de educação NAUTILUS.

No 1º ciclo de ensino as crianças, além de na mesma faixa etária terem várias estaturas, ao longo dos quatro anos podem crescer mais de 20cm. No entanto, o mobiliário escolar de que dispõem não acompanha este crescimento. O desafio deste projeto foi criar uma cadeira que se adaptasse à altura de cada criança e acompanhasse o seu crescimento ao longo dos quatro anos, e fosse empilhável para não dificultar a limpeza. Com este desenvolvimento vai ser possível ‘educar’ as crianças para desde cedo adotar uma postura correta, evitando assim problemas futuros no seu crescimento.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 19 de março, em Nashville, Tennessee (EUA), durante a Conferência Internacional “18th Annual Applied Ergonomics Conference 2015”, tendo o grupo vencedor marcado a sua presença graças ao apoio financeiro da empresa parceira NAUTILUS.

Este projeto não termina por aqui, uma vez que dois dos estudantes estão já na empresa a desenvolver a cadeira, com vista à sua industrialização, ainda este ano, estando também a prosseguir os seus estudos da sua tese de Mestrado baseados nas questões ergonómicas desta cadeira.

Sobre o DESIGNSTUDIOFEUP

Ao criar o DESIGNSTUDIOFEUP, a Faculdade de Engenharia estabeleceu condições para que, em ambiente integrado, estudantes e docentes possam desenvolver projetos de índole pluridisciplinar, colocando à sua disposição, não só espaço e equipamento informático, a nível de hardware e software, como capacidade de mediação para que, quando solicitado, os estudantes envolvidos nos projetos tenham acesso às estruturas da FEUP e dos Institutos ligados à FEUP, no que diz respeito a Laboratórios e Oficinas.

O DESIGNSTUDIOFEUP disponibiliza ainda apoio em Design Industrial para projetos que envolvam desenvolvimento de produto, completando as valências científicas até agora existentes nas áreas da Engenharia e Gestão.