Exposição engloba peças que fazem parte de uma recolha pessoal de imagens e objetos curiosos ou inquietantes para Evelina Oliveira.

Inaugura no próximo dia 21 de março, pelas 18h30 na Casa-Museu Abel Salazar (CMAS), a exposição Cabinet de Curiosités, uma mostra individual de Evelina Oliveira.

Esta é a terceira de oito exposições programadas para 2014 na CMAS que se inserem no José Rosinhas Art Gallery Wall, um projecto galerístico e artístico de ocupação de uma parede de um espaço público ou privado, onde os artistas são convidados a expor a sua obra, o seu trabalho de pesquisa e o seu pensamento crítico sobre as problemáticas contemporâneas culturais e/ou artísticas.

Cabinet de Curiosités engloba peças que fazem parte de uma recolha pessoal de imagens e objetos curiosos ou inquietantes para Evelina Oliveira. A artista revela que “…durante o processo criativo abrem-se as caixas e gavetas, desenrolam-se os papéis e montam-se placas de madeira ou telas nas grades, e os materiais apelam por mim…É nesta fase que os objetos e as imagens – fotografias, recortes, cartas, bilhetes ou fragmentos de desenhos – veiculam exercícios mentais numa busca pelo registo ideal para a cristalização de memórias afetivas relacionadas com determinados “tempos e geografias “, os meus, os do tempo passado, os deste lugar, desta geografia…”

Evelina Oliveira é Mestre em Ilustração Artística com o tema O Livro – objecto sem texto (picture-book): um género pedagógico, catalisador de narrativas na área de Design e Artes Visuais na Universidade de Évora em 2013. Pertence à Direção da Árvore Cooperativa de Actividades Artísticas, desenvolve vários projetos como formadora em workshops e desde 2002 ilustra livros para a infância e juventude de diversos autores, nomeadamente: Alice Vieira, José Jorge Letria, Mário Cláudio, José António Gomes, Manuel António Pina, Gilda Barata Nunes, entre outros.

A exposição Cabinet de Curiosités estará patente até dia 9 de maio e a entrada é livre.