newsletter_dataUma comitiva do BNP Paribas em Portugal vai estar no próximo dia 16 de novembro, segunda-feira, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), com o objetivo de dar a conhecer oportunidades de emprego nos dois projectos que estão a instalar, em Portugal, e para os quais vai ser necessário recrutar equipas locais na área de Data Mining.

Numa altura em que o volume de dados digitais tem vindo a crescer de forma exponencial dentro das instituições, a extração de informação é uma necessidade cada vez mais crítica para as empresas, administração pública e também para os indivíduos. É esse o objetivo daquela que ficou conhecida como ciência e engenharia dos dados (data science and engineering) e que se relaciona com temas como inteligência de negócio (business intelligence and analytics), extração de conhecimento de dados (data mining), aprendizagem automática (machine learning), reconhecimento de padrões (pattern recognition), entre outros. Estamos a falar de uma área científica muito vasta e multidisciplinar, capaz de abarcar áreas científicas e tecnológicas que vão desde o hardware e as redes de computadores, às bases de dados e sistemas de informação, passando pela inteligência artificial, estatística e gestão.

Reconhecendo o potencial desta área para as áreas da Banca e das Finanças, o BNP Paribas está a criar um centro de competências em Portugal que tem por objetivo fornecer serviços, não só em Portugal mas também no estrangeiro. Para isso, o BNP Paribas precisa naturalmente de parceiros, em particular em termos de garantir que tem os recursos humanos necessários para que esse centro possa cumprir os seus objetivos não só hoje mas também no futuro.

“O BNP Paribas reconheceu na U.Porto um parceiro importante para esse fim”, explica Carlos Soares, docente da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) que nos últimos anos se tem dedicado a esta área. “Ao longo de mais de 25 anos, a U.Porto e instituições relacionadas, como o INESC TEC e a Porto Business School, desenvolveram um conjunto de competências na área de “data science and engineering” que não têm par em Portugal e que se comparam com poucas instituições na Europa”, concluiu. Na opinião do investigador da FEUP, esses conhecimentos foram adquiridos com base na participação em projetos de investigação pura mas também em projetos de I&DT, nacionais e internacionais e que têm vindo a ser transmitidos a centenas de estudantes, muitos dos quais se têm destacado depois na sua atividade profissional.

A sessão tem início às 16h00, na FEUP. Segue depois para a Faculdade de Economia, às 18 horas. Antes disso haverá ainda uma sessão na Faculdade de Ciências a partir das 14 horas.

A entrada é livre.