O Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, vai estar esta quarta-feira, 8 de maio, pelas 21h30, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos), para refletir sobre vários assuntos prementes da atualidade. A acompanhá-lo estarão Rodrigues do Carmo (ex-militar e conferencista em liderança, segurança e temas de política internacional) e o general José Garcia Leandro (presidente da AG do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo, e administrador da Fundação Jorge Álvares), convidados da última sessão da 4ª edição dos “Diálogos com a Ciência”.

Um debate aberto e plural profundamente voltado para a atualidade é o que se espera deste último capítulo de uma iniciativa que, desde março passado, promoveu o encontro e a troca de ideias entre várias personalidades de relevo da vida pública portuguesa, tendo como tema genérico “O Eu e o Nós em Sociedade”. Entre os convidados desta edição estiveram, entre outros, os nomes de Paulo Morais (vice-presidente da associação Transparência e Integridade), o filósofo  Paulo BorgesAntónio Tavares (provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto), Frei Fernando Ventura ou Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto e candidato independente à Câmara Municipal do Porto.

Comissariados por Vicente Ferreira da Silva, os “Diálogos com a Ciência” enquadram-se na política de abertura da U.Porto à sociedade, com especial enfoque  nas áreas de intervenção por excelência da Universidade: ensino, ciência, cultura e inovação. Ao chamar ao debate personalidades externas à instituição (Adriano Moreira, Alexandre Quintanilha, António Barreto, D. José Policarpo, Valter Hugo Mãe foram alguns dos convidados das edições anteriores), mas também a população em geral, a U.Porto espera assim dinamizar uma relação sinérgica com a região, a cidade e os seus cidadãos.

Tal com as sessões anteriores, também a sessão de encerramento dos “Diálogos” é aberta ao público. A entrada é livre e não está sujeita a inscrição prévia.