O primeiro Workshop da OCEANUS decorreu no CIIMAR e contou com 80 participantes. (Foto: CIIMAR)

O centro de competências OCEANUS da Universidade do Porto organizou na passada quinta-feira, dia 16 de março, o primeiro de um ciclo de workshops temáticos dedicados à área do mar, que decorreu no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U. Porto (CIIMAR), no edifício do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões

Com um cenário verdadeiramente inspirador, o workshop “Biotecnologia Azul“ abordou temas como a bioengenharia e microbiologia sintética, a farmacologia a partir de compostos marinhos, a biossíntese de produtos naturais a partir de bactérias marinhas, a identificação e a avaliação de novos antibióticos, a bioatividade de metabolitos microbianos, a biotecnologia azul, bem como a síntese e aplicações de moléculas do mar, como quimioterápicos e anti-incrustantes, a aplicação de proteínas de organismos extremófilos em contexto tecnológico, os biofilmes marinhos, e a biorremediação e novas ferramentas para a biotecnologia azul.

A discussão despoletada pelos oradores permitiu assim um novo olhar para o futuro e um balanço dos principais gaps and needs da Biotecnologia Azul da U.Porto. Entre os intervenientes estiveram Vitor Vasconcelos (Oceanus/FCUP/CIIMAR); Paula Tamagnini, (FCUP/I3S/IBMC); Paula Andrade (FFUP/Requimte); Pedro Fernandes, (FCUP/Requimte); Maria João Ramos (FCUP/Requimte); Filipe Mergulhão (FEUP/LEPABE) e pelos investigadores do CIIMAR, Pedro Leão; Angela Inácio; Catarina Guedes; Ana Paula Mucha e Maria Emília Sousa (FFUP/CIIMAR)

A forte adesão, quer deste grupo de oradores que representam aqueles que são os principais players da U. Porto neste campo de investigação, quer de todos os 80 participantes que, em pouco tempo, esgotaram o limite da lotação do espaço, revelou este evento enquanto trigger na divulgação e criação de debate, discussão e sinergias entre os diversos investigadores e unidades orgânicas da universidade dedicados à Biotecnologia Azul e aos demais campos de investigação para o mar.

Esta iniciativa e partilha de conhecimento na área do mar, contou com a presença da vice-reitora Maria João Ramos e foi presidido pelo diretor do OCEANUS, Vitor Vasconcelos, presidente da direção do CIIMAR e professor catedrático da Faculdade de Ciências da U. Porto e teve o apoio do CIIMAR e do projeto “Blue&Green” do H2020 financiado pela União Europeia.

As próximas edições deste ciclo serão apresentadas brevemente e terão inscrição gratuita.