Pedro Tavares e Alice Rodrigues

Pedro Tavares e Alice Rodrigues receberam o prémio das mãos de Maria da Luz Antunes, da APDIS (Foto: APDIS)

O trabalho “A Biblioteca ICBAS/FFUP e a exposição «40 Anos – 40 Artigos» ”, da autoria de Alice Rodrigues e Pedro Tavares, funcionários do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS) e técnicos superiores da Biblioteca ICBAS/FFUP, foi distinguido com a primeira edição do Prémio Lucília Paiva, destinado ao melhor poster apresentado durante as Jornadas da Associação Portuguesa de Documentação e Informação de Saúde (APDIS).

O premio pelo melhor poster

O prémio pelo melhor poster. (Foto: APDIS)

O trabalho premiado teve como objetivo mostrar o que de mais relevante se tem feito nestes últimos quarenta anos em termos de investigação científica, usando como exemplo os artigos mais citados na Web of Science Core Collection em cada um dos anos de existência do ICBAS.

O júri que presidiu às avaliações foi constituído por cinco elementos com reconhecido mérito no meio académico e científico na área da saúde. Os critérios de seleção incluíram m o cariz inovador e original dos trabalhos, a correspondência entre o tema e os conteúdos, a clareza dos objetivos, a qualidade pedagógica da apresentação, a relevância técnico-científica do tema, o rigor dos conceitos e a linguagem utilizada, a capacidade de síntese, a fundamentação objetiva, a segurança na discussão e a promoção da responsabilidade social do profissional da informação.

As Jornadas APDIS são um espaço de reflexão, que se debruça sobre o desempenho das Bibliotecas de Saúde, e dos seus profissionais, face à complexidade e multiplicidade da informação desenvolvida na área da saúde.