Biblioteca ICBAS/FFUPNo próximo dia 17 de setembro, realizar-se-á a 4ª edição do Dia Aberto da Biblioteca ICBAS/FFUP, iniciativa conjunta e integrada na semana de acolhimento aos novos estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Durante este dia, os novos estudantes vão poder efetuar visitas guiadas à Biblioteca e os funcionários estarão disponíveis para prestar todos os esclarecimentos sobre os diversos serviços que a Biblioteca disponibiliza a todos os seus utilizadores. Entre eles destacam-se os serviços de empréstimo, requisição de artigos, proposta de aquisições, Bibliotecário de Referência, serviço de pesquisa e suporte e Formação. Em relação a este último serão divulgadas neste dia as ações de formação previstas para este ano letivo.

Para além dos novos estudantes, também os docentes e investigadores são convidados a visitarem a Biblioteca e a descobrir as valências que aquela pode oferecer ao seu trabalho diário, nomeadamente no aconselhamento/apoio para novas aquisições de monografias no âmbito das unidades curriculares que lecionam; na ajuda aos estudantes no âmbito de trabalhos exigidos nas suas unidades curriculares; na ajuda na pesquisa bibliográfica em bases de dados de artigos científicos; no auxílio na gestão de referências bibliográficas utilizando ferramentas informáticas desenvolvidas para o efeito; nas ações de formação que respondam às suas necessidades; e no auxilio na escolha e aplicação dos diferentes indicadores bibliométricos.

Em 2015/2015 a Biblioteca ICBAS/FFUP assume como objetivo afirmar-se como um serviço de suporte ao ensino, aprendizagem e investigação. Para tal, nesta 4ª Edição do Dia Aberto da Biblioteca serão também inauguradas duas exposições intituladas “Projeto Biblioteca ICBAS/FFUP 2015: Análise da dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica do ICBAS e da FFUP” e “Mostra Científico-Cultural: os autores do ICBAS e da FFUP”.