De 14 a 18 de abril, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe a 1.ª edição do CareerCraft, uma iniciativa de suporte à carreira promovido pelo BEST Porto. A ideia passa por preparar o estudante para o mercado de trabalho tendo como foco as competências que as empresas mais valorizam e procuram neste momento. A iniciativa abrange todos os estudantes da Universidade do Porto.

De acordo com o BEST Porto, o principal objetivo é incentivar a interação entre estudantes e empresas, sem recurso a intermediários. “Cria-se um ambiente em que empresas e estudantes estão em contacto direto, eliminando barreiras formais e burocracias”.  Durante quatro dias “pretende-se também consciencializar os estudantes a melhorar as suas práticas de trabalho e a potenciar as suas capacidades na utilização de ferramentas de trabalho”, defende Pedro Costa do BEST Porto.

Estão previstos workshops, resolução de casos de estudo, sessões de esclarecimento e simulação de entrevistas de emprego. Espaço ainda para uma sessão de networking, assim como visitas a empresas parceiras, com o intuito de aproximar os estudantes da realidade do mundo empresarial.

Sobre o BEST Porto

O BEST – Board of European Students of Technology – é uma organização não governamental e sem fins lucrativos de estudantes europeus voluntários. Além do CareerCraft, o BEST Porto organiza diversos eventos anuais, entre os quais a EBEC – competição de Engenharia de 24h com a resolução de uma prova de Team Design ou duas de Case Study -, o SciTeCh – competição de Tecnologia realizada anualmente em novembro na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto – e cursos de verão para alunos de diversos países da Europa. Estas ações fomentam a diversidade e permitem estabelecer contacto com múltiplas culturas, ao mesmo tempo oferecem oportunidades de formação em soft e hard skills.