A revolucionária máquina fotográfica Nikon F (1958) é um das peças que compõem a exposição. (Foto: DR)

Uma máquina fotográfica revolucionária, uma parka com mais de 40 bolsos, maquetes de carros, utensílios domésticos, brinquedos, peças de mobiliário e decoração. Estas são algumas das 100 peças representativas do design japonês desde os anos 50 do século passado até à atualidade que vão estar em exibição, a partir do dia 16 de novembro, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), no âmbito da exposição itinerante “Japanese Design Today/100”.

Coorganizada pela Embaixada do Japão e pela FBAUP, esta exposição traz pela primeira vez a Portugal o projeto da Japan Foundation que tem estado em itinerância pelo mundo nos últimos dez anos. A que estará em exibição no Porto será uma versão atualizada da exposição original (2004), com enfoque em objetos de design de produto do quotidiano.

Para os visitantes, esta será uma oportunidade para conhecer as peças de design mais representativas do Japão e as mais recentes tendências na área, mas também de descobrir um pouco mais sobre a história, o estilo de vida e a cultura nipónica.

A inauguração de “Japanese Design Today/100” está marcada para o dia 15 de novembro, às 18h00, no Pavilhão de Exposições da FBAUP,e contará com a presença do Embaixador do Japao em Portugal, Jun Niimi. O momento será antecedido por uma palestra do multipremiado designer japonês Hiroshi Tsunoda, agendada para as 16h00, na Aula Magna da faculdade.

A exposição estará patente ao público de 16 de novembro a 15 de dezembro e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h30 às 18h30.

A entrada é livre.

Mais informações aqui.