A Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto foi a primeira Tuna Feminina Universitária em Portugal. Foto: DR.

É já no próximo dia 21 de abril que mais de 350 artistas vão passar pelo Conservatório de Música do Porto para protagonizar aquele que é o primeiro festival de tunas organizado pela Tuna Feminina do Orfeão Universitário do Porto (TunaF). Tendo a música como ingrediente principal, o BemMeQuer’18 tem também uma forte componente solidária, e servirá para ajudar a Corações com Coroa, a associação sem fins lucrativos de combate à pobreza fundada por Catarina Furtado.

O evento conta com quatro tunas de norte a sul do país. A Tuna Feminina Universitário do Minho (Gatuna), a Tuna Feminina da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (Legislatuna), a Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST) e a Tuna Feminina da Universidade Portucalense  (TFUP) vão animar a noite com um concurso musical. “O BemMeQuer’18 é, para nós, mais uma iniciativa que pretende festejar o maior feito de todos eles: os 30 anos de todas as tunas femininas universitárias do país”, explica Diana Vasconcelos, da TunaF.

Além das tunas convidadas, a Tuna Universitária do Porto (TUP) do Orfeão também vai estar presente, assim como as tunas afilhadas da TunaF (Tuna Feminina da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, TFFLUP, e Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Javardémica). A apresentação vai estar a cargo dos Jograis do Orfeão Universitário do Porto.

Há bilhetes para estudantes e para o público geral, mas independentemente do tipo de bilhete, 1 euro reverte para a Corações com Coroa. A associação, fundada por Catarina Furtado, apresentadora e embaixadora de Boa Vontade da Organização das Nações Unidas. De acordo com o site oficial, a organização promove “uma cultura de solidariedade, igualdade de oportunidades e inclusão sócio- afectiva de pessoas em situações de vulnerabilidade, risco ou pobreza”.

As entradas são mais baratas para os estudantes (5 euros), sendo que o público geral tem um custo de 6 euros para aceder ao espetáculo. Os bilhetes já podem se reservados via email da TunaF ou através das redes sociais (Facebook e Instagram).