#trompelesprit é a primeira exposição individual que Frederico Brízida apresenta na cidade do Porto. (Foto: DR)

A Galeria Painel – espaço expositivo de âmbito artístico do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) – acolhe, até ao dia 29 de abril, a exposição de fotografia da autoria de Frederico Brízida, intitulada #trompelesprit, que surge para desvirtuar os mecanismos de visualidade fotográfica contemporâneos.

Em #trompelesprit, termo que se pode traduzir por “enganar o espírito”, pretende-se precisamente enganar os sentidos do público, ao propor-lhe interpretações diferentes das que emergem quando se observa o conjunto de fotografias presente na exposição, pela primeira vez.

O recurso ao som e à projeção de imagem pretendem ajudar o visitante a construir diferentes representações das fotografias que constituem a obra, que se pretende única e coesa.

“A exposição invoca a forma como a apreensão e apropriação imagética tomam lugar de destaque na forma como apreendemos o mundo e o que nos rodeia, na forma como fazemos diferir a nossa experiência, quotidiana, através de um dispositivo tecnológico que, ademais, distorce a realidade visível. A imagem é enganadora, a fotografia não é representação fidedigna”, refere David Revés, membro da equipa de curadoria da Galeria Painel.

Frederico Brízida é estudante da vertente de Escultura do curso de Artes Plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. #trompelesprit é o nome da primeira exposição individual do artista, na cidade do Porto.

O público poderá visitar a exposição, gratuitamente, de segunda a sábado, das 14h00 às 19h00, no Auditório do ISPUP.

Mais informações aqui.

Sobre a Galeria Painel

A Galeria Painel (programa de artes plásticas) resulta da parceria estabelecida entre o ISPUP e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), com o objetivo de estimular a exibição regular de reportório de matriz pluridisciplinar. O programa cultural visa promover os artistas recém-licenciados ou ainda estudantes da Universidade do Porto.