Exposição de estudantes da FBAUP pode ser visitada de 16 de abril a 7 de maio.

“Cavalo” é o título da exposição que abre o ano de 2015 na Galeria Painel, um projeto promovido por estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP)  em colaboração com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

Esta exposição resulta de uma reflexão sobre a palavra “cavalo” proposta a quatro pessoas: Valter Cabral e Nelson Duarte encabeçam a exposição, propondo uma desconstrução da palavra através de uma abordagem multidisciplinar, que abrangem a fotografia, a colagem, o desenho, a escultura, etc.; Matilde Basto desenvolveu o cartaz para a exposição; Tiago Madaleno abraçou o desafio da escrita de um texto que enquadrasse o questionamento no campo da palavra.

As múltiplas perspetivas sobre um mesmo ‘objeto’, a diversidade linguística, o diálogo entre cada uma das formulações apresentam-se assim como fortes motivos para uma visita que se pretende emancipada e interventiva.

“Cavalo” é a primeira de uma série de exposições que estarão patentes ao longo do ano no ISPUP, enquadradas no programa de artes plásticas – Galeria Painel – que tem vindo a ser promovido pelo ISPUP em parceria com a FBAUP, desde 2012. A nova equipa à frente do projeto avança que cada uma das exposições deste ano “será orientada em torno de uma palavra, selecionada de uma frase, que vai sendo desvendada ao longo do projeto, procurando estabelecer diálogos entre pessoas que se destacam por atitudes e posições diversas”. Nesse sentido, os trabalhos serão desenvolvidos “em torno de um denominador comum, um mesmo eixo para a descoberta e questionamento do mundo, que é tão concreto quanto ambíguo”.

Com entrada livre, a exposição “Cavalo” é inaugurada esta quinta-feira, 16 de abril, às 18h00. Posteriormente, poderá ser visitada no ISPUP até dia 7 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h00.

Sobre o programa de artes plásticas – Galeria Painel

O programa de artes plásticas resulta da parceria estabelecida entre o Instituto de Saúde Pública da U.Porto e a Faculdade de Belas Artes da U.Porto, com o objetivo de estimular a exibição regular de reportório de matriz pluridisciplinar. A programação pretende-se diversa, rigorosa e participativa, para além de desejar contribuir para a fomentação de um espírito de debate, partilha e experimentação das práticas artísticas contemporâneas, tanto na Universidade, como na cidade do Porto.

Estabelecer uma ligação entre a Arte e a Saúde Pública é também uma preocupação que está sempre presente, embora nem sempre seja exposta a olho nu. Desta forma, o programa cultural impulsiona a promoção de artistas recém-licenciados ou ainda estudantes da U.Porto.