Livro ‘une’ universidades do Porto e Aveiro pelas mãos de Pedro Guedes de Oliveira e de DInis Magalhães Santos.(Fotos: D.R.)

No próximo dia 3 de dezembro, às 18h00, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) recebe o lançamento do livro Eletrónica: Uma Visão de Projeto, uma obra U.Porto Edições que pretende cobrir os conhecimentos essenciais da eletrónica para um engenheiro eletrotécnico, quer do ponto de vista dos dispositivos quer dos sistemas.

Assinado por Pedro Guedes de Oliveira, professor Emérito da U.Porto e docente Catedrático Aposentado do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e por Dinis Magalhães Santos, professor catedrático aposentado da Universidade de Aveiro, o livro propõe uma abordagem que vai além dos conhecimentos básicos e fundamentais do comportamento dos semicondutores. Amplificadores operacionais, conceitos mais importantes da eletrónica digital, questões ligadas à retroação e à estabilidade, conversão digital-analógica e analógica-digital e ainda áreas complementares como a eletrónica de potência e o ruído são temas igualmente abordados nesta obra.

Dirigido sobretudo a estudantes de licenciatura e mestrado das áreas de Engenharia Eletrotécnica, o livro pretende ser um texto base a ser ministrado em três ou eventualmente quatro semestres, sendo a abordagem proposta em forma de projeto. Ou seja, dirige-se a leitores que na sua vida profissional tenham de projetar circuitos e sistemas eletrónicos com alguma complexidade.

Com entrada livre, a apresentação da obra vai decorrer na sala I-105 do DEEC e estará a cargo de José Silva Matos, Professor Catedrático da FEUP.

Sobre os autores

Pedro Guedes de Oliveira é Professor Emérito da Universidade do Porto, com uma carreira onde se incluem passagenspelo Laboratório de Física e Engenharia Nucleares (LFEN), e ainda pela Universidade de Aveiro, onde foi um dos fundadores do Departamento de Eletrónica e Telecomunicações. Tem uma longa experiência docente de disciplinas da área da eletrónica, e interesses de investigação variados, nomeadamente na área da engenharia biomédica e do processamento de sinal.

Dinis Magalhães Santos é Professor Catedrático Aposentado da Universidade de Aveiro e teve uma carreira que passou pelo LFEN e pelo Lawrence Berkeley Laboratory em Berkeley, Califórnia. Tem uma longa experiência no ensino da instrumentação eletrónica, e um percurso de investigação que se centrou na instrumentação científica, sobretudo com aplicação em Física, e no projeto de circuitos integrados analógicos e mistos.