Refugiados01

O auxílio aos refugiados que chegam à Europa será o tema principal do Dia do Voluntário da Universidade do Porto. (Foto: UNICEF)

Abrir Portas aos Refugiados – A questão das migrações para a Europa” é o tema do debate público que, no dia 21 de outubro, vai marcar as comemorações do Dia do Voluntário da Universidade do Porto.

No mesmo dia em que as organizações de voluntariado associadas à U.Porto se dão a conhecer à sociedade, um conjunto de especialistas e membros de organizações não-governamentais vão reunir-se no Salão Nobre da Reitoria, a partir das 9h30, para discutir formas de auxílio aos migrantes que se têm deslocado em massa para a Europa.

João Teixeira Lopes, presidente do Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da U.Porto, e Teresa Tito de Morais, presidente do Conselho Português para os Refugiados, serão os protagonistas da primeira parte do debate, dedicada à análise das migrações e dos desafios no acolhimento de refugiados em Portugal.

A segunda parte da sessão será dedicada a conhecer alguns exemplos portugueses, começando pela intervenção de Rui Marques, mentor da Plataforma de Apoio aos Refugiados, sobre “Saber Tomar a Iniciativa”. Luís Matias, Presidente da Câmara Municipal de Penela, vai dar conta da experiência do seu município, um dos primeiros em Portugal a criar condições para acolher e integrar famílias de refugiados. Helena Barroco, Assessora Diplomática de Jorge Sampaio, fará depois um balanço da atividade da Plataforma Global de Assistência Académica de Emergência a Estudantes Sírios, um programa criado pelo antigo Presidente da República Portuguesa.

E será precisamente um dos estudantes sírios que se encontram na Universidade do Porto ao abrigo deste programa que encerrará o período de intervenções, ainda antes do debate ser aberto ao público presente no Salão Nobre da Reitoria. Hasan Mansour dará o seu testemunho pessoal sobre a situação na Síria e os desafios que se colocam a um refugiado em fuga de um país em guerra.

A participação no debate é gratuita e aberta a todo o público, mas está sujeita a uma inscrição prévia, até ao dia 19 de outubro, através deste formulário online.

A Feira/Mostra de Voluntariado vai reunir 18 instituições parceiras da U.Porto nas arcadas do edifício da Reitoria

Paralelamente ao debate, decorrerá durante todo o dia (entre as 10h00 e as 18h00), nas arcadas exteriores do edifício Reitoria, uma feira/mostra de 18 instituições de voluntariado associadas à Universidade do Porto, que desta forma dão a conhecer aos cidadãos os projetos e ações nas quais podem colaborar como voluntários.

Também neste dia estará patente no edifício da Reitoria uma exposição de fotografias da autoria dos estudantes sírios que frequentam a Universidade do Porto.

O programa completo do VI Dia do Voluntário da U.Porto está disponível aqui.