audio_gps_ideas_born_from_knowledge_2016

Os prémios do concurso do IDEAS – Born from Knowledge 2016 foram entregues a 21 de setembro, nas instalações da Manutenção Militar, em Lisboa. (Foto: DR)

Audio-GPS, uma tecnologia de localização global para espaços interiores idealizada por três investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu a edição 2016 do IDEAS – Born from Knowledge, o concurso nacional de ideias inovadoras promovido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Desenvolvido por Diamantino Freitas, João Moutinho e Rui Araújo e já distinguido com o primeiro prémio da edição 2016 do iUP25k, o Concurso de Ideias de Negócio da U.Porto, o Audio GPS permite ao utilizador captar, através do smartphone ou do tablet, sinais aúdio – impercetíveis – emitidos por um sistema sonoro pré-existente ou a criar facilmente no edifício, possibilitando desta forma a determinação da sua posição global num espaço interior. Em comparação com outras soluções existentes no mercado, esta tecnologia permite trazer para o interior dos edifícios – hospitais, áreas comerciais, espaços públicos, etc. – grande parte das vantagens dos tradicionais sistemas de GPS por satélite, de uma forma mais eficaz, económica e preservando a privacidade do utilizador.

Para João Moutinho, uma das mentes por trás da invenção, a vitória no IDEAS – Born from Knowledge é um reconhecimento muito importante uma vez que, “a uma escala nacional, reconhece o Audio GPS como a melhor ideia de negócio de 2016”. Isto num altura em que a tecnologia prepara a sua entrada no mercado . “Estamos neste momento a desenvolver o produto para um primeiro cliente e a ganhar tração. Paralelamente estamos a estabelecer contactos e a preparar tudo para que no horizonte de alguns meses podermos ter a primeira aplicação disponível ao público”, aponta o investigador.

Audio GPS. iUP25k 2016 (vencedores)

O Audio-GPS já tinha valido a Diamantino Freitas, João Moutinho e Rui Araújo a vitória na edição 2016 do iUP25k (Foto: Egídio Santos / U.Porto)

Os vencedores do concurso ganham ingressos para a Web Summit 2016 e integrarão um programa de imersão promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), onde terão oportunidade de se prepararem para aquela que é a maior conferência anual de tecnologia , a decorrer em Lisboa, entre os dias 7 e 10 de novembro. Para os criadores do Audio-GPS, esta será uma oportunidade “promover a ideia de negócio e o networking com possíveis parceiros/investidores no maior evento de tecnologia da Europa, e usufruir das vantagens  que a ANI e o seus programas terão para oferecer”, conclui o investigador da FEUP.

A entrega de prémios teve lugar durante a competição Road 2 Web Summit que se realizou no passado dia 21 de setembro, nas instalações da Manutenção Militar, em Lisboa. O evento contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, e de Paddy Cosgrave, o co-fundador da Web Summit.