universiadas_300x200

A comitiva portuguesa nas Universíadas 2015 integra oito atletas e um treinador da Universidade do Porto.

Os atletas da Universidade do Porto estão em destaque nas Universíadas de Verão 2015. Depois de Filipa Martins ter conquistado a primeira medalha para Portugal nestas “Olimpíadas do desporto universitário”, também a seleção de Andebol masculino, após duas vitórias, frente a Israel (37-26) e com a Suíça (28-21), revela a ambição pelas medalhas.

O capitão da seleção de Andebol, o estudante da U.Porto Pedro Seabra Marques, revela isso mesmo: “estas vitórias aumentaram a nossa esperança para conquistar uma medalha. Mas temos de pensar passo a passo”. O estudante da Faculdade de Medicina revela-nos ainda que a experiência nesta “segunda maior prova do mundo, a seguir aos Jogos Olímpicos, está a ser incrível pela envolvência, pelo espírito de desportivismo entre os atletas e porque nos permite cruzar diariamente com gente de todo o mundo!”

pedro seabra_300x200

Pedro Seabra Marques, estudante da U.Porto e capitão da seleção nacional de andebol.

A Universidade do Porto está também representada na seleção de Andebol por Alfredo Quintana (FADEUP), Carlos Santos (ICBAS) e Manuel Eduardo Borges (FEUP).

Já na competição de Remo, o estudante da Universidade do Porto André Pereira (FMUP), terminou a sua participação nas Universíadas com um 9º lugar na classificação final. Ricardo Cardoso, selecionador nacional e treinador da equipa de Remo da U.Porto faz um balanço bastante positivo desta competição “na medida em que o nível de competição era elevadíssimo e as regatas foram disputadas até à última remada. A participação do André foi de elevado nível e mais uma vez provou que é um excelente remador e competidor”.

andre_ricardo_300x200

André Pereira e Ricardo Cardoso, atleta e treinador de remo da Universidade do Porto.

Apesar de desiludido por não ter conseguido uma melhor classificação, André Pereira mostrou-se satisfeito pela participação: “Como atleta é sempre bom poder competir em eventos deste nível, pois é isso que nos faz crescer e melhorar ainda mais. A nível pessoal foi sem dúvida uma experiência única; a magnitude e a vivência das Universíadas é algo difícil de explicar”.

As provas de Ténis de Mesa arrancara no dia 6 de julho e o estudante da Universidade do Porto, Jorge Costa (FEUP) é o único representante português, uma vez que João Geraldo (FEUP), previamente convocado para as Universíadas, acabou por ficar de fora da competição devido a lesão.

Dia 8 de Julho arranca a competição de Atletismo em que participará Daniela Cunha (FCUP), a oitava e a última estudante da Universidade do Porto que integra a comitiva portuguesa a entrar em ação nesta 28ª Universíada de Verão, a decorrer até 14 de julho, na Coreia do Sul.