Pedro Fraga e Nuno Mendes

Nuno Mendes e Pedro Fraga então entre os eleitos da Confederação de Desporto de Portugal

Nove estudantes e antigos estudantes da Universidade do Porto estão entre os nomes escolhidos pelas várias federações desportivas do país para integrarem as nomeações ao Prémio “Desportistas do Ano”, galardão atribuído pela Confederação do Desporto de Portugal aos atletas que mais se distinguiram desportivamente ao longo de 2012.

Da lista de nomeados para as cinco categorias a concurso (Atleta masculino, Atleta feminino, Jovem promessa, Equipa e Treinador), destacam-se os quatro estudantes da U.Porto eleitos pela Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). Carla Salomé Rocha, estudante da Faculdade de Desporto (FADEUP) e vice-campeã do mundo universitária de Corta-mato, está nomeada para “Atleta feminina do ano”. Gabriel Oliveira, também da FADEUP, surge entre as escolhas para “Treinador do ano”, pelo trabalho desenvolvido com a seleção nacional de Andebol que se sagrou vice-campeã do mundo universitário. A mesma equipa, da qual fizeram parte Ricardo Pesqueira e Pedro Seabra, estudantes da Faculdade de Medicina, está nomeada na categoria “Equipa do ano”.

Nas escolhas das restantes federações membro da CDP, o destaque vai para a “dupla de ouro” do remo português Pedro Fraga e Nuno Mendes, alumni da FADEUP e grandes candidatos a integrar a lista final na categoria “Equipa do ano”. Tudo isto depois de um ano inesquecível, culminado com o 5º lugar alcançado nos Jogos Olímpicos e o vice-título europeu na disciplina de double scull ligeiro.

Ainda na categoria “Equipa do ano” compete a seleção nacional de rugby 7, vencedora do Algarve Sevens, prova europeia de qualificação para o mundial da modalidade. Entre os “lobos” de Portugal estão Martim Bettencourt, e Vasco Marques, estudantes das faculdades de Direito e de Medicina da U.Porto, respetivamente.

Assinala-se, por fim, a nomeação do xadrezista Jorge Viterbo Ferreira na categoria de “Jovem Promessa”. Único jogador jovem no Top 10 Nacional Absoluto, o estudante da Faculdade de Ciências da U.Porto vai terminar o ano com a melhor prestação masculina nas Olimpíadas 2012 e a conquista do título nacional de Xadrez na categoria sub-18.

A lista final de nomeações será reduzida a cinco por categoria e resultará de uma votação online – a decorrer até 31 de outubro – aberta ao público em geral e dos votos de um painel de personalidades convidadas. Os vencedores vão ser conhecidos no dia 15 de novembro, durante a 17.ª Gala Anual da Confederação de Desporto de Portugal.

A cereja no topo do bolo

O reconhecimento das federações desportivas vem culminar mais um ano histórico para o desporto da U.Porto, preenchido com a conquista de 140 medalhas e 14 títulos coletivos nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU`s) e a  participação dos atleta portuenses nos Jogos Europeus e em vários mundiais universitários. Este desempenho teve como consequência o reforço do estatuto da Universidade como potência maior do desporto universitário em Portugal.