Álvaro Noite venceu o número um do ranking nacional espanhol na meia-final.

Álvaro Noite é estudante da Faculdade de Desporto da universidade do Porto (FADEUP) e atleta da equipa de esgrima da Universidade do Porto. O atirador, que faz também parte do projeto de qualificação Rio 2016 , acaba de acrescentar ao seu currículo um importante segundo lugar conquistado no Torneio do Ranking Nacional Espanhol, que se disputou no passado dia 10 de fevereiro, na Corunha (Espanha).

Neste torneio, que está inserido num conjunto de provas de preparação para a Qualificação Olímpica Rio 2016, o atleta-estudante da U.Porto venceu na meia-final o número um do ranking nacional espanhol, Guillermo Delbergue, mas acabou por perder na finalíssima frente a Ignacio Rodriguez, ficando-se pelo segundo lugar. “Este resultado positivo é importante para perceber que estou no caminho certo, valorizar o bom trabalho que está a ser feito, e traz boas perspectivas para as provas internacionais que se aproximam”, explica Álvaro Noite.

Apesar da difícil conciliação entre os estudos e a alta competição, Álvaro encontra-se a terminar o mestrado de Gestão de Desporto na FADEUP. O estudante acredita que “com uma boa gestão do tempo é possível conciliar ambas as coisas”, acrescentando que “do ponto de vista desportivo e pessoal esta é altura certa para poder me dedicar a 100% a este projeto olímpico”.

No horizonte do atleta estão já os Jogos Olímpicos de 2016. Para lá chegar, o atleta-estudante da U.Porto promete apostar num elevado número de competições e estágios internacionais “de forma obter a máxima preparação física, técnica e psicológica”. A estratégia inclui ainda a angariação dos apoios necessários junto de entidades privadas “para ser possível a realização de um projeto desta envergadura. Tenho muita confiança no meu treinador, na equipa que me acompanha, e no meu potencial, os resultados anteriores permitem-me pensar neste projeto como um projeto vencedor”.

Álvaro Noite tem vindo a competir pela Universidade do Porto nos Campeonatos Nacionais Universitários de Esgrima tendo conquistado a medalha de prata na época passada. O atleta considera esta prova “uma das provas nacionais mais importantes do ano, sendo este um ano de Universíadas, pelo que o objetivo é conquistar o título de Campeão Nacional Universitário para juntar ao de Campeão Nacional Absoluto”.

Álvaro Noite compete já no próximo dia 22 de fevereiro na Taça do Mundo da Corunha e depois em março na Taça do Mundo de Veneza.