A atividade física nas crianças e nos adolescentes será um dos temas em debate. (Foto: DR)

O Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL) da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) promove, ao longo das próximas semanas, um ciclo de cinco palestras abertas a toda a comunidade, centradas em temas relacionados com o Exercício, Saúde e Sociedade.

A primeira conferência está agendada para o dia 26 de fevereiro, a partir das 14h30, e tem como protagonista António Manuel Marques, professor da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal com uma vasta obra publicada nos domínios da sexualidade, saúde e psicologia social do género, que partilhará a sua “Perspectiva de género na saúde e bem-estar”.

Para março estão agendadas mais três conferências, duas das quais logo no dia 5. Na primeira, Michael Duncan, professor do Departament of Biomolecular and Sports Science da Universidade de Coventry (Reino Unido), fará um retrato da saúde física das crianças britâncias. Da parte da tarde, será a vez de Elvis Carnor, docente e investigador da Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Málaga (Espanha), partilhar a sua visão sobre as causas da obesidade infaltil e na adolescência. Já no dia 12, João Coelho e Silva, Professor de Ciências o Desporto e de Educação Física da Univerisdade de COimbra, vai liderar uma conferência sobre “Crescimento e Maturação Biológica”.

A iniciativa despede-se a 2 de abril, às 9h30, com a conferência de Jasper Schipperijn, docente da University of Southern Denmark (Dinamarca). Em debate estará o uso do GPS no estudo das relações entre ambiente e comportamentos relacionados com a saúde.

Todas as sessões são abertas ao público. A entrada é livre.