Atiiv: a plataforma que facilita a vida dos personal trainers

ginásio FADEUP

A Atiiv facilita a comunicação entre o aluno e o personal trainer, com recurso a um sistema de mensagens e notificações. (Foto: U.Porto)

Uma startup portuense, “nascida” na  Escola de Startups do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), criou um software que permite ao personal trainer criar planos de treino e aconselhamento alimentar e realizar avaliações físicas com recurso a métricas de desempenho. A apresentação oficial da Atiiv acontecerá no próximo dia 20 de novembro, no UPTEC.

A Atiiv engloba a componente de software de gestão, mas também de apoio à decisão que assenta em base científica validada. A plataforma permite, assim, que o personal trainer consiga gerir todos os seus alunos, efetue a marcação de sessões e tenha acesso a uma agenda de treinos. 

O projeto começou com o lançamento do TheFitStep, “uma plataforma de promoção de personal trainers e profissionais de fitness e avançou para a criação da Atiiv, que otimiza toda a atividade laboral dos treinadores de forma rápida, intuitiva e eficaz, aumentando a interação entre o personal trainer e o aluno”, garante Miguel Martin, cofundador e CEO da startup.

Entre outras funcionalidades, a Atiiv facilita a comunicação entre o aluno e o personal trainer, com recurso a um sistema de mensagens e notificações, e permite que o aluno dê o seu feedback acerca de como correu a sessão. O módulo de criação de planos de treino está ligado ao sistema de apoio à decisão que automatiza o processo de criação de treino, permitindo (se o personal trainer desejar), utilizar as recomendações da ACSM (American College of Sports Medicine) para a prescrição do exercício.

Os promotores do projeto, Miguel Martin e Hélder Lucas, estão envolvidos há alguns anos na vertente desportiva, e por isso facilmente identificaram o problema da falta de ferramentas na área dos personal trainers. A solução surgiu em agosto de 2014 e rapidamente o projeto se juntou à Escola de Startups do UPTEC. Depois de seis meses de desenvolvimento do negócio, juntou-se à equipa Tiago Aragão, treinador de alto desempenho em ciclismo de estrada e montanha, triatlo, downhill e jet ski, e diretor técnico CTAD – Centro de Treino e Avaliação Desportiva.

As inscrições para a apresentação da Atiiv devem ser feitas aqui até ao dia 15 de novembro.