A LIPOR avaliou propostas de estudantes do Mestrado em Arquitetura Paisagista da FCUP. (Foto: DR)

O desafio foi lançado pela LIPOR aos estudantes do Mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e visou encontrar e premiar uma visão inovadora para a cobertura e requalificação do alvéolo norte do Aterro da Maia. As propostas foram apresentadas no passado mês de janeiro, tendo sido distinguido o projeto assinado pelos estudantes Adriana Passos, Florence Acosta, João Fernando Soares, Ricardo Soares e Sidiane Tramontina.

Os projetos candidatos ao concurso para “Conceção do processo de cobertura e arranjo paisagístico do alvéolo norte do Aterro Sanitário da Maia” foram desenvolvidos no âmbito das unidades curriculares “Projeto de Aplicação de Material Vegetal” e “Projeto de Impacte e Recuperação de Paisagem” do Mestrado em Arquitetura Paisagista.

Em avaliação estiveram fatores como a qualidade das propostas nas vertentes de sustentabilidade, estética e funcionalidade, cumprindo a legislação em vigor para o encerramento do Aterro Sanitário. Aos concorrentes era ainda pedido um especial cuidado com as vertentes da utilidade do espaço, da promoção da Biodiversidade e da baixa manutenção dos espaços.

A decisão final coube a um júri constituído por Benedita Chaves, Isabel Nogueira e Fernando Leite, por parte da Lipor, a que se juntaram Paulo Farinha Marques, docente da FCUP,  António Fernando Sousa da Silva, à data Diretor da FCUP, e Luís Paulo Faria Ribeiro, docente do Instituto Superior de Agronomia (ISA).

Em resposta à elevada qualidade de todos os trabalhos e ao alinhamento com estas preocupações, foi ainda deliberada, por unanimidade, a atribuição de menções honrosas a todas as propostas.
A convite do administrador da LIPOR, Fernando Leite, todos os estudantes terão a oportunidade de viajar até Lisboa no próximo mês de março, para apresentar os seus trabalhos à APA – Agência Portuguesa do Ambiente; e de participar no Congresso anual da International Solid Waste Association – ISWA, que vai decorrer em outubro, em Bilbao.