A Kinematix é uma das empresas graduadas do UPTEC.

Escritório da Kinematix, uma das empresas graduadas do UPTEC.

Consegue imaginar o  escritório de uma empresa decorado com portões de garagem? A LIKEarchitects, atelier de arte e arquitetura incubado no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto antecipou-se e fez desse o principal conceito do projeto vencedor do Prémio Internacional IDEA — Tops 2014, na categoria de Best Design of Office Space, atribuído na China.

Este irreverente projeto foi desenvolvido para a Kinematix, empresa graduada do UPTEC e especializada no desenvolvimento de dispositivos eletrónicos inovadores, em particular para aplicação médica, que tem o seu escritório sediado na baixa do Porto. A ideia passou por desenhar e implementar um espaço de trabalho contínuo através de um sistema articulado de portões de garagem, permitindo múltiplas reconfigurações formais.

O projeto do LIKEarchitects foi distinguido entre mais de quatro mil propostas oriundas de 35 países, concorrentes aos conceituados prémios chineses que todos os anos celebram a arquitetura e design de interiores a nível mundial.

O júri destacou a criação de um “ambiente de trabalho inspirador com recurso a elementos modulares móveis, bem como o caráter interativo e versátil do espaço”.

Para Diogo Aguiar, um dos sócios-fundadores da empresa e antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), esta distinção “é um reconhecimento do esforço que fazemos por experimentar novas soluções espaciais aplicadas à arquitetura. Acreditamos que este prémio pode ajudar a chamar a atenção para o nosso trabalho e contribuir para angariação de novos clientes internacionais”, afirma. Para além de Diogo Aguiar, integram a Likearchitecs  João Jesus e Teresa Otto, também eles alumni da FAUP.

A entrega dos prémios realizou-se no passado mês de dezembro, no Sheraton Shenzhen Futian Held Hotel, em Shenzhen, na China.