Imagem artística do E-ELT (Crédito: ESO/L. Calçada)

O Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) vai receber ao longo desta semana, duas importantes reuniões científicas internacionais.

A primeira destas reuniões, agendada para esta segunda-feira, 14 de outubro, trará ao CAUP o E-ELT Project Science Team(PST), o concelho consultivo internacional que decidirá o rumo do maior telescópio ótico da próxima geração – o colosso de 39,3 metros de diâmetro E-ELT.

O segundo encontro está marcado para sexta-feira, 18 de outubro, e reúne no CAUP a equipa do CALIFA, uma das maiores pesquisas de galáxias de sempre. Os dados deste levantamento já permitiram, por exemplo, que uma equipa liderada pelos investigadores do CAUP Polychronis Papaderos e Jean Michel Gomes, explicasse um mistério com 30 anos sobre núcleos ativos de galáxias.

O CAUP, no seu esforço contínuo para a promoção da cultura científica nacional, leva esta investigação de ponta aos cidadãos, com cada uma destas reuniões a apresentar uma noite dedicada ao público em geral, de entrada livre e gratuita.

No dia 15 de outubro, pelas 21h15, o astrónomo do ESO Joe Liske (também conhecido por Dr. J, a estrela dos videocasts Hubblecast e ESOcast), apresenta a palestra “Reaching for the stars: the European Extremely Large Telescope”. No final da palestra, Liske será acompanhado pelos astrónomos Carlos Martins (CAUP, E-ELT PST), Jason Spyromilio (ESO, E-ELT Programme Scientist) e Suzanne Ramsay (ESO, E-ELT Instrument Scientist), para uma sessão de perguntas e respostas.

Para quem não puder estar presente, a palestra será também transmitida via streaming em www.astro.up.pt/e_elt. Estará ainda ao dispor um sistema de chat ao vivo, para que possam colocar questões na sessão de perguntas e respostas.

No dia 17 de outubro será o consórcio CALIFA a tomar o palco. Às 20h30 haverá um programa cultural, seguido uma tertúlia com o Professor Orfeu Bertolami, (DFA/FCUP), sobre o tema “Physics after the experimental discovery of the Higgs boson and the Planck mission”. Pelas 22h00, Jesus Falcon Barroso (Instituto de Astrofisica de Canarias) e Glenn van de Ven (Max-Planck Institute for Astronomy), do consórcio CALIFA, apresentam a palestra “Exposing the intimate life of galaxies”.

Ambos os programas públicos decorrem no auditório do CAUP/Planetário do Porto. No dia 15 de outubro, se o tempo o permitir, depois da sessão de perguntas e respostas haverá uma sessão de observação com telescópio.
Mais informações no Comunicado de imprensa do CAUP.