Madeira_Marisa Silva_CIIMAR (1)No próximo dia 20 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 14h30, o Salão Nobre da Reitoria da U.Porto recebe um debate sobre o Mar com a participação da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, que vai falar sobre a política desenvolvida nesta área e sobre as especificidades do programa MAR2020.

A ministra vai encerrar as apresentações antes do debate. Logo às 14h30, o Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, apresenta as linhas principais e o plano da U.Porto para o Mar. Segue-se a intervenção de Roberto Brum, responsável do “Programa Mar 2020”, que vai apresentar as orientações principais deste programa. Antes da ministra, fala ainda o Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu. Após as quatro intervenções, às 16 horas, arranca um pequeno debate com a participação do público presente.

Esta iniciativa pretende dar a conhecer as políticas de mar desenvolvidas pela Universidade do Porto, os desafios do MAR2020 e a promoção entre decisores políticos, a universidade e as empresas. Entrada livre, mas sujeita à lotação da sala.

De referir que o mar é uma aposta estratégica da U.Porto que se tem vindo a intensificar nos últimos anos com a criação, por exemplo, do  Polo do Mar do UPTEC que já apoia o desenvolvimento de 12 projetos empresariais e com o crescimento do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto, considerada uma instituição de referência na investigação interdisciplinar nesta área.