Plein Art Aleksejs Naumovs + Kristaps Zariņš

Semana encerra com a inauguração de uma exposição ode trabalhos realizados por Aleksejs Naumovs e Kristaps Zariņš  em vários locais do mundo. (Foto: DR)

Ao longo dos últimos anos, Aleksejs Naumovs e Kristaps Zariņš percorreram várias cidades do globo para fazer aquilo por que são reconhecidos a nível mundial: fazer pintura ao vivo. Agora, os dois artistas letões vão poder mostra-lo no Porto, na qualidade de convidados da PLEIN AIR WEEK, uma iniciativa organizada pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP) que, entre os dias 4 e 8 de maio, vai trazer ao Porto alguns dos maiores especialistas internacionais em Plein Air.

Durante quatro dias, Aleksejs Naumovs e Kristaps Zariņš (Reitor e Vice-Reitor da Academia de Arte da Letónia, respetivamente) vão percorrer espaços emblemáticos da cidade em sessões de pintura ao vivo nas quais será possível assistir aos artistas a trabalharem in loco, e onde se poderão “observar os recursos e as soluções técnicas, bem como a concentração e envolvência emocional necessária para a realização deste tipo de pintura”. Esta é por isso “uma rara oportunidade de aprender através da visualização direta do fazer, circunstância que apenas algumas cidades do mundo já tiveram o privilégio de acolher”, aponta a organização.

Para além das sessões de pintura ao vivo (a decorrer entre as 14h30 e as 18h30), o programa da Plein Air Week inclui um ciclo alargado de conversas, visitas, workshops e masterclasses sobre Pintura, Desenho e Gravura, liderados por sete artistas provenientes de Riga, Verona e Wroklaw (a Naumovs e Zariņš juntam-se o italiano  Davide Antolini, os polacos Christopher Nowicki e Jacek Szewczyk, e os letões Guntars Sietiņš e Janis Murovskis). Em resumo, “propõem-se atividades que melhor facilitam a relação entre exterior e interior, permitem transformar e recriar a visão retida em percursos ou pela observação persistente de determinado local.  A intersecção com  a cidade, o seu reconhecimento noutros moldes, é o que irrompe, desta semana”, apresenta Graciela Machado, docente da FBAUP e comissária do evento.

A semana encerra a8 de maio, pelas 18h00, com a inauguração, no Museu da FBAUP, da exposição “Cidades do Mundo”, de Aleksejs Naumovs e Kristaps Zariņš. Com entrada livre, esta exposição – que ficará patente até 22 de maio – vai reunir algumas das pinturas realizadas pelos dois pintores noutros locais do mundo, nomeadamente, em Veneza, Lisboa, Nova Iorque, Atenas, Riga, Madrid e Paris.

O preço de participação nos workshops da PLEIN AIR WEEK, varia entre os 20 euros (estudantes da U.Porto) e os 50 euros (público em geral). Já a participação em cada sessão de pintura ao vivo tem um custo de 7,50 (estudantes da U.Porto) ou 10 euros (público em geral): Os interessados podem também inscrever-se nas quatro sessões por um preço entre os 20 euros (estudantes da U.Porto) e os 30 euros (público em geral). As inscrições (em ambos os casos estão incluídos os materiais necessários) devem ser feitas através do e-mail [email protected].

A Plein Air Week é uma iniciativa integrada na 2ª edição do Pure Print – ELEMENTS, Encontro Internacional de Gravura que decorre até junho, na FBAUP. Iniciado em novembro passado, este evento internacional tem envolvido conservadores, técnicos, impressores, gravadores, encadernadores e artistas de todo o mundo num programa de ações (workshops, exposiç~eos individuais, publicações, ateliers, entre outras)pensado para responder a a um desafio: “repetir uma transferência efetiva de conhecimento e de experiências”.

Mais informações aqui.