Proposta de Limamil inclui os "limogramas", pequenas esculturas fotográficas em que a imagem se funde com o objeto que ela representa.

O que é que um gira-discos e uma máquina fotográfica têm em comum?  Como é que se “fixa” o tempo numa escultura ou numa performance? Essas são duas das perguntas que serão respondidas pela mão artística de Limamil e Rute Rosas, técnico de fotografia e professora da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), respetivamente, e autores das duas exposições que estarão patentes de 2 a 30 de novembro, no Centro das Artes de Sever de Vouga.

transfotografia #01 é o título da exposição / performance em que Limamil junta o som e a imagem para construir uma obra que apela à intervenção. Quando o visitante se aproxima, há uma manivela que faz girar o prato de um gira-discos e das colunas do aparelho sai o som do disparo de uma máquina fotográfica. Consequentemente, uma serie de roldanas ligadas ao prato do gira-discos faz movimentar uma película fotográfica que é atravessada por uma luz que saí do interior de uma máquina fotográfica, formando assim uma imagem. A proposta do artista apresenta ainda uma série de obras intituladas de “limogramas”, pequenas esculturas fotográficas em que a imagem se funde com o objeto que ela representa.

Uma ida a Sever de Vouga pode também ser aproveitada para “ouvir” os “Pensamentos Altos”de Rute Rosas, exposição que reúne um conjunto de trabalhos inéditos da professora auxiliar da FBAUP. A partir de ações do corpo sobre objetos e matérias no espaço, Rute Rosas propõe uma diversidade de abordagens escultóricas que resultam em instalações, objetos e desenhos performativos. Integram igualmente esta exposição o vídeo C@rtas 2006-2010, a única obra de 2011, apresentada no auditório do CAE e Mar Noturno, 2013 – em caixa de luz.

As duas exposições podem podem ser visitadas de terça-feira a sábado, das 14h00 às 17h30, e, em dias de espetátulos, de sexta-feira a sábado, das 20h00 às 24h00, e aos domingos, das 14h00 às 17h00. A entrada é gratuita.