Desde há três anos consecutivos que os artigos “Operations research in healthcare: a survey” e “Understanding attitudes towards public transport and private car: A qualitative study”, de investigadores do INESC TEC, são os mais descarregados nas revistas International Transactions in Operational Research e Transport Policy, respetivamente.

Da autoria da investigadora Ana Viana e do antigo investigador do INESC TEC, Abdur Rais, o artigo “Operations research in healthcare: a survey” obteve 3455 downloads em 2013, mais 2057 do que o segundo colocado. O trabalho apresenta um levantamento dos problemas na área da saúde que têm sido objeto de estudo usando técnicas de investigação operacional. O objetivo principal dos autores foi detetar potenciais áreas que não estivessem ainda devidamente exploradas.

Este artigo serviu de base ao projeto KEP – New Models for Enhancing the Kidney Transplantation Process, sobre novos métodos para optimizar a selecção de pares dador/paciente em transplante renal com dador vivo.

Já o artigo “Understanding attitudes towards public transport and private car: A qualitative study” apresenta os resultados de um estudo qualitativo aos utilizadores de transportes públicos e automobilistas com o objetivo de perceber as suas atitudes face aos diferentes transportes e explorar perceções relativamente à qualidade de serviço público de transportes.

Além de estar no primeiro lugar dos artigos com mais downloads entre 2011 e 2013, este trabalho de Gabriela Beirão e de José Sarsfield Cabral é ainda o segundo mais citado na revista desde 2007 (com 78 citações no Scopus, a maior base de dados de artigos científicos).