cerebro

Trabalho traça o estado da arte relacionado com a área de registo (alinhamento) de imagem médica. (Foto: DR)

O artigo “Medical image registration: a review”, de Francisco P.M. Oliveira e João Manuel Tavares, desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica da Faculdade de Engenharia da Universidade Porto (FEUP), foi o mais lido em 2014 da revista científica “Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering”, publicação de referência nos domínios da biomecânica e da bioengenharia.

Neste artigo, publicado online em 2012, e em papel em 2014, os autores apresentam o estado da arte relacionado com a área de registo, isto é de alinhamento, de imagem médica. Para além da revisão das metodologias existentes, são descritos os passos principais e as vantagens /desvantagens de cada uma, havendo ainda espaço para a designação das métricas de qualidade habitualmente usadas.

Atual investigador na Universidade de Coimbra, Francisco Oliveira desenvolveu o artigo no quadro do Programa Doutoral em Engenharia Biomédica pela U.Porto (concluído em 2012), sob orientação de João Manuel Tavares, docente do Departamento de Engenharia Mecânica da FEUP e investigador do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI). O projeto de doutoramento (centrado no domínio da Visão Computacional e na tentativa de determinar a melhor correspondência que alinha elementos homólogos de estruturas representadas em imagens 2D/3D) foi um dos 25 distinguidos com Bolsas de Investigação a Programas de Doutoramento de Universidades Portuguesas promovidas pela Fundação Calouste Gulbenkian .

Para João Manuel Tavares, “o artigo é de utilidade relevante para os investigadores que pretendam desenvolver novas metodologias de registro de imagem, em particular de imagem médica, ou pretendam selecionar e usar alguma das metodologias existentes nas suas aplicações”.

Atualmente, o artigo –  disponível em acesso livre aqui – conta com mais 1400 acessos, estando também na lista dos artigos mais citados da revista.

Editada pela Taylor & Francis e indexada pela Thomson Reuters, a “Computer Methods in Biomechanics and Biomedical Engineering” registou um fator de impacto de 1.793 em 2014.