CCI05042014_00024

A ” Casa das Marinhas” é uma herança do arquiteto Viana de Lima à Universidade do Porto (DR)

Eduarda Souto Moura, da Faculdade de Arquitetura (FAUP), e Margarida Rocha, da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), são as vencedoras da edição 2015 do Prémio Viana de Lima, atribuído pela Câmara Municipal de Esposende aos dois melhores estudantes das duas escolas de arte da Universidade do Porto no ano letivo 2013/2014.

No valor de 2 mil euros, o Prémio Viana de Lima resulta do acordo estabelecido entre a autarquia de Esposende e a Universidade do Porto pela compra da “Casa das Marinhas”, em Esposende, onde viveu o arquiteto Viana de Lima. Trata-se de uma “prestação” anual que será paga ao longo de 30 anos, totalizando um valor de 120 mil euros.

A “ Casa das Marinhas” era propriedade de Viana de Lima que a deixou por herança à Universidade do Porto. No seu testamento, Viana de Lima, escreveu que queria que aquela casa fosse vendida e que o produto de venda fosse convertido em dois prémios para homenagear os filhos, um deles estudante de pintura e o outro de arquitetura.

Atualmente, a “Casa das Marinhas” funciona como Casa-Museu, em resultado das obras (pintura e cobertura e na requalificação do jardim) promovidas pela Câmara de Esposende. O imóvel pode receber visitas e é especialmente procurado por escolas de arquitetura nacionais e estrangeiras, estando classificado como Monumento de Interesse Público.

Veja o vídeo da entrega do Prémio Viana de Lima 2015.