finde_300x200

Mias de 100 empresas e organizações de 13 países europeus disponibilizam 850 ofertas de emprego, estágios profissionais e bolsas de investigação aos estudantes.

Arranca esta segunda-feira, dia 30 de maio, a primeira Feira Virtual do Emprego organizada conjuntamente pelas universidades do Porto, de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Vigo, que conta com a presença de mais de 100 empresas e organizações de 13 países europeus, com perto de 850 ofertas de emprego, estágios profissionais e bolsas de investigação para os 61 mil estudantes e 100 mil diplomados das três universidades do Noroeste Peninsular.

A Feira Virtual de Emprego vai decorrer durante toda a semana, de 30 de maio a 3 de junho, numa plataforma digital interativa criada pela União Europeia que permite pôr em contato direto empresas com necessidades de recursos humanos e estudantes universitários à procura de emprego. Entre as empresas que já confirmaram a sua presença, encontram-se multinacionais como a AT&T, a Calzedonia, a Continental Mabor, a Decathlon, a Jerónimo Martins, a Manpower, a Parfois, a Rangel Logistics Solutions, a Roche, a Siemens ou a SONAE.

Os estudantes que se inscrevem na plataforma têm a possibilidade de se candidatarem às mais de 850 posições disponíveis, sendo ainda possível interagir com o empregador, através de um chat online, em formato escrito e audiovisual, para colocar questões, realizar entrevistas de teor virtual ou agendar reuniões presenciais entre estudantes e empregadores.

Para esse efeito, a Universidade do Porto disponibilizará aos seus estudantes a possibilidade de utilizarem a sala 105 do edifício da Reitoria da U.Porto para o contacto com as empresas, emprestando todo o material necessário, à excepção dos auscultadores e dos microfones.

Nos dois primeiros dias da Feira, 30 e 31 de maio, haverá ainda a possibilidade dos estudantes assistirem online – em alguns caso poderão assistir presencialmente, nas instalações da U.Porto, da UTAD ou da U.Vigo – às apresentações dos empregadores sobre as suas necessidades de recrutamento e oportunidades de emprego ou estágio, bem como a diversos workshops e sessões de informação sobre gestão de carreiras,  desenvolvimento pessoal, de networking e de soft skills, empreendedorismo e investigação a nível nacional e europeu.

Igualmente disponíveis em live chat online estarão conselheiros da rede EURES – a rede europeia de serviços de emprego que, a par do IEFP, são coorganizadores desta feira – para prestar informação e aconselhamento sobre como procurar emprego, condições de vida e trabalho nos países que representam. Da mesma forma como vários serviços de informação e assistência no domínio do emprego e empreendedorismo estarão presentes como expositores virtuais da feira.

Para além desta edição virtual, a parceria entre a Universidade do Porto, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Vigo vai estender-se à realização de duas Feiras do Emprego presenciais, que se realizarão no próximo mês de novembro, no Porto (nos dias 2 e 3) e em Vigo (nos dias 8 e 9).