Museu de Serralves

A Fundação de Serralves é um dos edifícios destacados no projeto ” Arquitetura à Moda do Porto”

A série de documentários  Arquitetura à Moda do Porto, desenvolvida por antigos estudantes da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), está em destaque nas páginas do ArchDaily, o site de arquitetura com mais visitas em todo o mundo.

O projeto criado pela produtora Building Pictures e pelos arquitetos Filipa Figueira e Tiago Vieira e tem como objectivo destacar as obras mais importantes do Porto, nos últimos 20 anos, através de vídeos semanais. O ArchDaily associou-se à iniciativa, emitindo todos os vídeos da série.

A série vai ter um total de 10 episódios, com destaque para 30 edifícios da cidade do  Porto, como a Casa da Música, Fundação de Serralves ou o Passeio dos Clérigos, destacando obras de alguns dos maiores arquitectos da Escola do Porto.

Neste projeto, o ênfase recai sobre grandes nomes da arquitetura, como Álvaro  Siza Vieira e Eduardo Souto Moura, antigos estudantes e professores da FAUP distinguidos com o Prémio Pritzker, Aires Mateus e OMA ( Office for Metropolitan Architechure), passando ainda por uma nova geração de arquitectos, como Barbosa & Guimarães Arquitetos, Nuno Valentim e Pedra Líquida.

Cada episódio da série aborda um tema diferente: luzes, escadas, varandas, natureza, textura, portas, janelas, clarabóias, pavimentos e estruturas. Os 3 primeiros episódios já estão disponíveis e podem ser vistos aqui.