“O Conselho de Administração decide acreditar o ciclo de estudos, em concordância com a fundamentação e a recomendação da Comissão de Avaliação Externa”. Foi desta forma que a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) tomou conhecimento da decisão da agência A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) em acreditar o Mestrado Integrado em Medicina da FMUP (MMED-FMUP).

Definida num documento datado de 21 de fevereiro de 2017, esta decisão formal, final, surge na sequência da visita da Comissão de Avaliação Externa Internacional, realizada em 8 e 9 de novembro de 2016, e do seu parecer que confirma a qualidade do Ciclo de Estudos lecionado na FMUP.

O MMED-FMUP distribui-se ao longo de seis anos, com um total de 360 ECTS. Tendo por objetivo essencial preparar médicos para a sociedade atual e futura, o curso inclui ciências fundamentais da biomedicina e ciências clínicas, desenvolvidas sob a orientação de docentes com vasta experiência, atestadas pelo exercício da medicina em importantes instituições de saúde e pelo relevante acervo anual de publicações revistas pelos pares.

Nos 10 primeiros semestres, os estudantes adquirem competências por meio de atividades letivas com sessões teóricas e práticas, em laboratório, com pacientes ou manequins em ambiente de simulação; sessões teórico-práticas e seminários. Os dois semestres restantes são dedicados à Prática Clínica e decorrem em estabelecimentos de saúde afiliados à FMUP, como por exemplo o Centro Hospitalar S. João, hospitais privados e Unidades de Saúde.

A conclusão do curso implica ainda a apresentação pública de um projeto de investigação clínica ou biomédica, cujo manuscrito é frequentemente submetido e publicado em revista com fator de impacto.

O parecer da A3ES pode ser consultado aqui.