Exposição "A Evolução de Darwin"

Desenhos expostos são inspirados em “A Evolução de Darwin”, que assinalou as comemorações do Centenário da U.Porto.

Em 2011, António Vieira foi vigilante de A Evolução de Darwin, exposição que esteve patente na Casa Andresen, no âmbito das comemorações do Centenário da U.Porto. De tanto contemplar os contéudos expostos, deixou-se contagiar… e inspirar. De tal maneira que pegou no lápis e no papel e usou o desenho e a poesia para expressar a sua visão da história da evolução das espécies.

É o resultado desse processo que pode ser apreciado até 31 de janeiro de 2015 no E-learning Café da Universidade do Porto (polo da Asprela), palco da exposição “Viagem com Darwin”, composta por desenhos publicados em a “A minha viagem com Charles Darwin”, primeiro livro de António Vieira.

De uma exposição sobre Darwin nasceu então um livro onde o artista aborda, através de reúne quadras e ilustrações, aspetos biográficos da vida de Charles Darwin e episódios concretos da viagem que o “pai” da Evolução fez a bordo do Beagle.

As quadras são complementadas por notas da autoria de João Lourenço Monteiro, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO), que acrescentam informação e contexto aos poemas.

Inaugurada no passado dia 11 de novembro, a exposição pode ser visitada de segunda-feira a domingo, das 8h00 às 2h00. A entrada é livre.

Mais informações no site do E-learning Café.