António Vieira propõe “Viagem com Darwin” no E-leaning Café da U.Porto

Exposição "A Evolução de Darwin"

Desenhos expostos são inspirados em “A Evolução de Darwin”, que assinalou as comemorações do Centenário da U.Porto.

Em 2011, António Vieira foi vigilante de A Evolução de Darwin, exposição que esteve patente na Casa Andresen, no âmbito das comemorações do Centenário da U.Porto. De tanto contemplar os contéudos expostos, deixou-se contagiar… e inspirar. De tal maneira que pegou no lápis e no papel e usou o desenho e a poesia para expressar a sua visão da história da evolução das espécies.

É o resultado desse processo que pode ser apreciado até 31 de janeiro de 2015 no E-learning Café da Universidade do Porto (polo da Asprela), palco da exposição “Viagem com Darwin”, composta por desenhos publicados em a “A minha viagem com Charles Darwin”, primeiro livro de António Vieira.

De uma exposição sobre Darwin nasceu então um livro onde o artista aborda, através de reúne quadras e ilustrações, aspetos biográficos da vida de Charles Darwin e episódios concretos da viagem que o “pai” da Evolução fez a bordo do Beagle.

As quadras são complementadas por notas da autoria de João Lourenço Monteiro, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO), que acrescentam informação e contexto aos poemas.

Inaugurada no passado dia 11 de novembro, a exposição pode ser visitada de segunda-feira a domingo, das 8h00 às 2h00. A entrada é livre.

Mais informações no site do E-learning Café.